Assufba participa do 2 de Julho lutando por melhorias na educação
Em greve desde o final de maio, os servidores técnico-administrativos da UFBA realizaram um grande ato durante o cortejo em comemoração a Independência da Bahia, na última quinta-feira, 2 de julho. A categoria apresentou à população suas reivindicações em defesa de melhores condições de trabalho e por uma universidade gratuita e de qualidade.
Durante o desfile, servidores levaram bandeiras e faixas, buscando melhoria salarial, infraestrutura adequada na instituição e nos hospitais universitários e por qualificação e capacitação aos trabalhadores.
Integrante da Fasubra e coordenador de assuntos jurídicos da Assufba sindicato, Paulo Vaz pontuou a importância da categoria em participar de uma data significativa para o estado da Bahia, e dialogar diretamente com a sociedade deixando-a ciente dos empasses que a universidade federal vem vivenciando devido ao corte de verba na educação

Também presente na manifestação, o presidente da CTB-BA, Aurino Pedreira, destacou a relevância das categorias se reunirem durante a comemoração ao 2 de julho. “É uma festa popular que move a sociedade a vivenciar a luta por democracia, por um país independente e esses valores são resgatados todos os anos. Diante disso, nós estamos mais uma vez unidos, lutando por direitos que estão em risco e precisamos de voz para que medidas na educação e economia sejam obtidas”.
E também na luta por democracia, a deputada federal, Alice Portugal, salienta o marco histórico nacional diante desta data solene, e ressalta a magnitude de lutar por uma universidade pública para todos.
Os técnicos seguiram em cortejo até o largo do Pelourinho. Presentes também na luta, os coordenadores Antônio Bonfim, Eliete Gonçalves, Luciana Boa Morte e Mario Sergio.
Fotos: Américo Barros / Foco Filmes