UFJF rejeita Ebserh em plebiscito

No plebiscito realizado nesta segunda-feira (3), professores, estudantes e técnicos-administrativos que atuam no Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU/UFJF) votaram pela não adesão à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). O “não” venceu com 80,5% dos votos válidos. O resultado foi homologado pelo conselho diretor do HU/UFJF na manhã desta terça (4). A Ebserh foi rejeitada em todas as urnas.

 Na avaliação de Paulo Ignácio, presidente da ApesJF-SSind, o resultado do plebiscito expressa o desejo da comunidade do HU/UFJF pela manutenção do hospital público, atendendo 100% SUS e administrado pela própria UFJF, em respeito à sua autonomia.

 “O próximo passo agora é garantir que o Consu, que é quem, em última instância, decide sobre a adesão da Universidade à Ebserh, referende o resultado do plebiscito, respeitando sua tradição democrática de seguir e acatar os resultados das consultas às comunidades da UFJF”, afirma Paulo.

 O HU, como ressalta o presidente da APESJF-SSind, visa, fundamentalmente, formar recursos humanos, gerar conhecimentos e prestar assistência de qualidade na área da saúde à comunidade e região, através da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Essa missão seria comprometida pela adesão à Ebserh.

 A APESJF-SSind, assim como as outras entidades que representam os demais segmentos da UFJF e compõe o Comitê em Defesa do HU/UFJF, vai permanecer atenta e atuante no sentido de garantir o financiamento público para o que o hospital continue cumprindo sua missão.

 Da mesma forma, suas representações nacionais, como o ANDES-SN, estão ativas na luta contra a implantação do modelo da Ebserh e pelo financiamento público na maior rede de hospitais públicos de alta complexidade do país.

Confira o resultado do plebiscito por segmento:

 Docentes

SIM 27

NÃO 36

 TAEs

SIM 29

NÃO 296

BRANCO 1

NULOS 3

 Discentes

SIM 127

NÃO 424

NULOS 3