UFBA disponibiliza o ‘Observatório Mercado de Trabalho e Covid-19 na região Nordeste’

De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), 1.092.578 empregos formais celetistas, que é o total de admissões e desligamentos, foram perdidos do inicio do ano até julho. O Nordeste e Sudeste correspondem a 81% dos empregos formais perdidos. Os dados são do Observatório da Universidade Federal da Bahia (UFBA), que aponta para um crescente desemprego no Nordeste durante a pandemia.

Esses números estão no primeiro de uma série de boletins sobre o mercado de trabalho do Nordeste e a pandemia da Covid-19, lançado no fim do mês de agosto, e que apresenta uma análise da evolução recente dos principais indicadores do mercado de trabalho do Brasil, a partir do comportamento das suas macrorregiões, com base nos dados da PNAD Contínua (IBGE) e da Relação Anual de Informações Sociais – RAIS (Ministério da Economia – ME).

O Grupo de Pesquisas em Economia do Trabalho da UFBA (GeTrab-UFBA), em colaboração com pesquisadores de outras Universidades Federais da região Nordeste, produzem os boletins, que integram o projeto de extensão da UFBA “Observatório Mercado de Trabalho do Nordeste”. O objetivo é contribuir com a geração e difusão de conhecimentos sobre o desempenho do mercado de trabalho da região Nordeste diante da pandemia.

Os resultados dos boletins e do Observatório estão disponíveis através do site: https://sites.google.com/view/getrab-ufba/pesquisas/observat%C3%B3rio-mercado-de-trabalho-do-nordeste-e-covid-19?authuser=0

Com informações do Edgar Digital