Nova portaria amplia o quadro de docentes e técnicos em universidades federais

Na quarta-feira, dia 15/10, o governo federal publicou a Portaria Conjunta MGI/MEC nº 70/2025, que autoriza a criação de 6.737 novos cargos para professores e técnico-administrativos em universidades federais. A medida, assinada pelos ministérios da Educação (MEC) e da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), amplia a rede federal de educação e investe na modernização da estrutura dessas instituições em todo país.
Desde 2023, o governo tem implementado ações estruturantes voltadas à valorização e ao fortalecimento da eduação pública, como a reestruturação das carreiras de docentes e técnicos, a ampliação de orçamentos das universidades e institutos federais e o lançamento do programa de expansão dos institutos federais, que prevê a criação de mais de 100 novos campi em todo território nacional.
A nova portaria está organizada em três eixos de ampliação:
1) A formação do Banco de Professor-Equivalente do Magistério Superior, que foi ampliado em 1.206 cargos (1.005 efetivos e 201 equivalentes destinados à contratação de professores substitutos e visitantes);
2) Banco de Professor-Equivalente da Carreira de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT), com 265 cargos adicionais;
3) Atualização dos cargos técnico-administrativos, no quadro de referência dessas instituições. Foram transformados 7.860 cargos vagos da Classe C em 5.266 novos cargos, sendo 2.113 da Classe D (nível intermediário) e 3.153 da Classe E (nível superior).
Essa iniciativa, reflete diretamente na qualificação do ensino público e na valorização dos servidores da educação, pilares importantes para o desenvolvimento social e científico do Brasil.



