ASSUFBA Sindicato mostra unidade da categoria nas ruas

Servidores da UFBA mostraram suas lutas nas ruas de Salvador no 11 de julho – Dia Nacional de Lutas

 

ASSUFBA com servidores em ato no Hupes no Dia Nacional de Lutas. Foto:  Américo Barros/ Foco Filmes

ASSUFBA com servidores em ato no Hupes no Dia Nacional de Lutas. Foto: Américo Barros/ Foco Filmes

Em consonância ao ato nacional que tomou conta das ruas em todo o país e que foi levantado pelas centrais sindicais para marcar o Dia Nacional de Lutas, a ASSUFBA Sindicato levou a categoria técnica administrativa da UFBA para as ruas do centro da capital baiana com suas bandeiras de luta locais e comuns com as dos servidores públicos federais e demais  trabalhadores.

Categoria durante ato no dia nacional de luta. Foto: Américo Barros/ Foco Filmes.

Categoria durante ato no dia nacional de luta no Hospital das Clínicas. Foto: Américo Barros/ Foco Filmes.

A categoria iniciou sua movimentação do dia 11 com um ato em Defesa dos Hospitais Universitários na entrada do Hupes. Com faixas e cartazes, os servidores da UFBA expuseram os riscos da privatização dos hospitais por conta da EBSERH (Empresa Brasileira de Serviços Hospitares) que vai ficar responsável por gerir as unidades ligadas às universidades federais em todo o país.

“Estamos alertando a categoria para o risco que a EBSERH representa para essas unidades que não significam apenas um serviço público e de qualidade para a população, mas pesquisa e conhecimento para os estudantes da UFBA. É uma luta contra a privatização dessas unidades”, enfatizou o coordenador geral da ASSUFBA Sindicato, Renato Jorge Pinto dizendo ainda que a categoria quer padrão Fifa para a Educação.

A ASSUFBA mostrou também a luta contra a terceirização e em favor dos Turnos Contínuos na universidade. “ Estaremos alertas a tudo que signifique prejuízo para nossa categoria”, diz a coordenadora de Comunicação da ASSUFBA, Cássia Virginia Maciel.

Para o coordenador de Formação Política, Antônio Bomfim Moreira, que também participou do ato no dia 11 de julho, na entrada da unidade hospitalar da UFBA, a categoria está em luta contra os desmandos do governo federal. “Sem bandeira e sem partido, o povo não vai a lugar nenhum. E, não é o povo quem tem acordar não, mas a classe política brasileira”, argumenta o dirigente da ASSUFBA Sindicato.

“Os trabalhadores dessa casa merecem respeito. Não podemos agora ser simplesmente cedidos a essa empresa, a qual as universidades estão tendo que fazer uma adesão”, destaca a coordenadora de Formação Sindical e da Seção ASSUFBA no Hupes, Maria Luísa Santos e Santos.

“O mínimo de autonomia tem que ser garantida. Não vamos permitir que seja a EBSERH a indicar quem vai ser o diretor desta casa ou da Maternidade”, garante a coordenadora de Comunicação, Cássia Virginia Maciel, que também destacou a importância da participação das mulheres nas lutas . “Por isso, lutamos pela igualdade salarial dos segmentos feminino e masculino porque até hoje o que acontece é que o sexo feminino enfrenta na execução da mesma função nas indústrias e empresas a diferenciação salarial”.

Servidores da UFBA em frente à reitoria antes de seguir para o Campo Grande no ato do dia 11 de Julho. Foto: Américo Barros/ Foco Filmes.

Servidores da UFBA em frente à reitoria antes de seguir para o Campo Grande no ato do dia 11 de Julho. Foto: Américo Barros/ Foco Filmes.

Categoria chegando ao Campo Grande para se juntar aos demais trabalhadores na passeata do Dia Nacional de Luta. Foto: Américo Barros/ Foco Filmes.

Categoria chegando ao Campo Grande para se juntar aos demais trabalhadores na passeata do Dia Nacional de Luta. Foto: Américo Barros/ Foco Filmes.

Campo Grande – Do ato no Hospital das Clínicas, os servidores da UFBA passaram pela reitoria da universidade com destino ao Campo Grande onde se concentraram a partir das 12h para a saída com as demais categorias profissionais como Bancários, comerciários, servidores da área de saúde, da educação, do judiciário, rodoviários e estudantes em passeata até a Praça Municipal marcando o Dia Nacional de Luta. Eles levaram suas bandeiras de lutas e principais reivindicações. Na pauta, o fim do fator previdenciário;  fim do Projeto de Lei 4330, que amplia a terceirização; mais investimentos em saúde e educação; reforma agrária; fim dos leilões do petróleo e transporte público e de qualidade.

Para o coordenador Jurídico da ASSUFBA, Paulo César Vaz, um dia de luta de todas as categorias do país e das centrais no sentido de repensar o país. “Lutamos por melhores salários, por mais dignidade para os servidores públicos federais, enfim por melhores condições de vida para os trabalhadores desse país. Do jeito que está não dá para continuar”.

Servidores da UFBA no Dia Nacional de Luta. Foto: Américo Barros/ Foco Filmes.

Servidores da UFBA no Dia Nacional de Luta no começo da Avenida Sete de Setembro. Foto: Américo Barros/ Foco Filmes.

Pelas ruas – As categorias, como as dos servidores da UFBA, seguiram em ato pelas ruas do centro, como a Avenida Sete, onde ocuparam cada espaço num dia de comércio fechado e sem carros e ônibus para disputa-los. Para a deputada federal pelo PC do B(BA), Alice Portugal, que fez questão de participar do ato e que também é servidora licenciada da UFBA, os trabalhadores mostraram nas ruas de Salvador e em todo o país sua força e capacidade de organização para lutar. “Queremos o fim do fator previdenciário; redução da Jornada de Trabalho sem redução salarial, enfim, respeito à agenda da classe trabalhadora”.

Deputada Federal Alice Portugal com os servidores da UFBA durante a passeata dos trabalhadores. Foto: Américo Barros/ Foco Filmes.

Deputada Federal Alice Portugal com os servidores da UFBA durante a passeata dos trabalhadores. Foto: Américo Barros/ Foco Filmes.

Categoria mostra unidade e força no movimento do Dia 11 de Julho. Foto: Américo Barros/ Foco Filmes.

Categoria mostra unidade e força no movimento do Dia 11 de Julho. Foto: Américo Barros/ Foco Filmes.

A manifestação dos milhares de trabalhadores e trabalhadoras foi encerrada na Praça Municipal, onde nem a forte chuva que caiu no começo da tarde, arrefeceu os ânimos dos participantes do Dia Nacional de Luta, que se concentraram em frente à Prefeitura Municipal de Salvador apresentando suas demandas.

Fonte: Ascom ASSUFBA Sindicato