Anamt lança guia digital com orientações sobre como cuidar da saúde no ambiente laboral

Neste mês de agosto, a Anamt (Associação Nacional de Medicina do Trabalho) lançou um guia com orientações sobre como cuidar da saúde no ambiente laboral.
De acordo com a Anamt, mais de 330 mil brasileiros maiores de 18 anos de idade solicitaram afastamento das atividades profissionais ao governo federal. Entre os benefícios concedidos pelo INSS (Instituto Nacional de Seguro Social), 76% foram por motivos de doença. Os dados apontam que lesões por esforço repetitivo, dores lombares e doenças crônicas ocupam o topo do ranking dos motivos de afastamento, seguidos por transtornos mentais e comportamentais.
Diante deste cenário, a atuação do médico do trabalho ganha destaque, sobretudo na prevenção de doenças. No primeiro contato, é possível identificar sinais e sintomas apresentados pelo trabalhador e, a partir disso, orientá-lo sobre as medidas adequadas a serem seguidas. Além disso, as empresas são orientadas a criar ambientes e adotar práticas saudáveis, a fim de reduzir os riscos de adoecimento.
O guia foi disponibilizado em formato digital para sindicatos, empresas e órgãos públicos. O documento aborda questões relevantes do ambiente de trabalho que, muitas vezes, são consideradas “banais”, mas que podem evoluir para quadros clínicos agudos ou graves. Entre as observações, destaca-se a importância e a obrigatoriedade do uso de EPI (Equipamento de Proteção Individual) adequados para cada função.
Confira o guia completo em: https://www.anamt.org.br/portal/wp-content/uploads/2025/08/CARTILHA__ANAMT____2025__V4.pdf



