Aposentados do regime geral e serviço público se unem em defesa de seus direitos

Dezenas de entidades de defesa dos direitos na aposentadoria do serviço público e dos trabalhadores do regime geral do país estiveram reunidas na manhã da terça-feira (05/08), no Congresso, durante o lançamento do Movimento Unificado dos Idosos, Aposentados e Pensionistas do Serviço Público e do INSS (UNA-SE), que oficializa a unificação das ações empreendidas pelo Instituto Mosap (Movimento dos Servidores Públicos Aposentados e Pensionistas) e pela Cobap (Confederação Brasileira de Aposentados, Pensionistas e Idosos).

Duas grandes bandeiras são prioritárias para o UNA-SE neste momento, que já fazem parte da luta das entidades que representam os servidores públicos e os trabalhadores do regime geral que compõem o Movimento: a aprovação imediata da PEC 555/2006, que prevê a extinção da contribuição previdenciária dos proventos de aposentados e pensionistas do setor público, que há quatro anos aguarda deliberação do Plenário da Câmara dos Deputados, e do PL 4434/2008, que prevê o reajuste dos benefícios mantidos pelo Regime Geral da Previdência Social e o índice de correção previdenciária.

A criação do UNA-SE tem como objetivo fortalecer as ações na defesa dos direitos na aposentadoria, independente do vínculo empregatício, por meio da união das entidades na defesa dos diretos das categorias. Segundo o Movimento, a iniciativa já conta com o apoio de 40 milhões de pessoas.

O lançamento, realizado na Câmara dos Deputados, contou com a participação de dezenas de parlamentares, que mais uma vez manifestaram apoio à luta das entidades e ressaltaram a importância de se corrigir as injustiças cometidas com os aposentados e pensionistas do país, com a aprovação do PL 4434/2008 e da PEC 555/2006, e com o fim do fator previdenciário. Os deputados e senadores também destacaram a iniciativa de unificar as lutas a partir da criação do UNA-SE e reforçaram a importância da integração e união para ampliar a força dos trabalhadores, pressionar o governo e avançar na luta pela defesa dos direitos dos aposentados e pensionistas.

Na ocasião, os representantes do Mosap e da Cobap fizeram pressão para que as entidades fossem recebidas pelo presidente do Senado Federal, Renan Calheiros, e pelo presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves.

Com informações da Andes