Assembleia da UFSB trata de questões internas, nacionais e Plenária Nacional da FASUBRA

Maristela Aragão (titular) e Edinelvan Lima (suplente) são os nomes escolhidos para representar a UFSB na Plenária Nacional da FASUBRA, que acontece de 29 a 31 de agosto, em Brasília (DF). A Chapa Única foi aprovada, por unanimidade, durante Assembleia Geral Virtual, nesta quinta-feira (21/08).
A FASUBRA também orientou uma paralisação de 48h nos dias 10 e 11 de setembro, para cobrar o cumprimento do Acordo de Greve e contra a Reforma Administrativa. Foram 88% de votos a favor, 6% contra e 6% de abstenções. A proposta é realizar um seminário e atividades presenciais, com ocupação dos espaços da universidade.
O Coordenador Geral da ASSUFBA, Edinelvan Lima, criticou o fato de a Reforma Administrativa não estar sendo debatida com a representação dos(as) trabalhadores(as), apenas com um Congresso Nacional antipovo. Ele também expôs o Orçamento Federal Executivo pago em 2024, que desmonta o discurso falacioso de que o Estado é assistencialista. Afinal, a maioria dos recursos é destinado para juros e amortização da dívida pública.
A conjuntura política está diretamente ligada à luta da categoria. Quem chamou atenção foi o Coordenador Geral do Sindicato, Renato Jorge. Ele criticou o posicionamento do governo na negociação com a representação dos(as) servidores(a). Muitos pontos do Acordo de Greve estão sem resolução. Ressaltou ainda que é preciso engajamento pela unificação dos auxílios, para não deixar que a carreira seja desidratada e contra a Reforma Administrativa que, de maneira nenhuma, representa a modernização do Estado.
A necessidade de ajustes no Edital PROGEPE nº 05/2025, que trata do processo seletivo para remoção de servidores(as), foi debatida na assembleia. A ASSUFBA enviou um ofício à PROGEPE ,com cópia para a Reitoria, solicitando esclarecimentos sobre o referido edital, bem como agendamento de uma reunião para discussão do tema. O Coordenador Geral Edinelvan relatou na assembleia que houve esse debate e a UFSB negou o pedido da ASSUFBA de retificação do documento. O Sindicato fez críticas aos critérios de entrevista subjetiva e eliminatória da segunda etapa e à ausência de vagas em pró-reitorias e setores com déficit de pessoal e solicitou que essa negativa seja dada por escrito, como resposta ao oficio enviado, porém até o presente momento a gestão não respondeu.
A Coordenadora do Sindicato, Maristela Aragão, lembrou que a entidade não foi convidada para construção do edital, apenas após o documento já estar em andamento, e criticou a negativa da retificação do mesmo, que não foi feita formalmente, diga-se de passagem. Na assembleia, os(as) TAE debateram e propuseram estratégias de enfrentamento ao posicionamento da instituição, que causou enorme descontentamento na categoria.
A ASSUFBA também protocolou ofício à instituição cobrando a adequação dos editais internos da Proex (Pró-Reitoria de Extensão e Cultura), que exclui os(as) Técnico(a)-Administrativos(as) em Educação da possibilidade de atuarem como Coordenadores(as) de projetos de extensão. Mesmo tendo as resoluções Consuni 001/2024, 13 e 14/2021 normatizando o tema favorável à participação da categoria, e mais ainda a própria Lei nº 14.695/2023 para autorizar expressamente TAE a coordenar projetos de pesquisa e extensão e receberem bolsas por tais atividades. Ainda não houve devolutiva da UFSB com relação ao ofício.
Sobre o assunto, o representante da categoria no CONSUNI, Paulo Magalhães, informou que foi criada uma comissão, composta por seis membros, para elaborar a participação dos(as) TAE, nos projetos. No entanto cabe destacar que a comissão contará com 5 representantes da Gestão UFSB e somente 1 representante escolhido pela categoria TAE. Ainda não houve reunião.
Outro informe foi sobre a consulta para escolha da próxima gestão da universidade – quadriênio 2026-2030. As chapas podem se inscrever de 23 de agosto até 15 de setembro. A Comissão Organizadora da Consulta à comunidade acadêmica é composta por TAEs, discentes e docentes.
PARTICIPE
SINDICATO É PRA LUTAR!