ASSUFBA discute com a PRODEP aumento de 300% dado pela Geap

A ASSUFBA Sindicato participou nesta quarta (09), de uma reunião para tratar do aumento de 300% no Plano de Saúde Geap. O encontro aconteceu na Pró Reitoria de Desenvolvimento de Pessoas (PRODEP). Na ocasião, também foram levantadas questões sobre o encaminhamento pela UFBA das mudanças ocorridas com a Lei 12 772/12, que trata do Acordo de Greve de 2012.

Coordenação e Advogado da ASSUFBA debatem na Prodep aumento no GEAP / Foto: Américo Barros

Participaram da reunião, o Pró-Reitor, Eduardo Portela e o Administrador Geraldo Melo. Representando a ASSUFBA Sindicato, estiveram presentes o coordenador geral da ASSUFBA, Renato Jorge, o coordenador Jurídico da Assufba e diretor da FASUBRA, Paulo Vaz, o coordenador de Esportes, Mário Sérgio, a coordenadora de Politicas Sociais, Eliete Gonçalves, além do advogado do Sindicato, Dr. Hugo Leonardo Evangelista.

A primeira questão levantada pelo coordenador geral da Assufba, Renato Jorge, foi o aumento de ate 300% dado pela Geap nos planos de saúde dos servidores públicos e aposentados. Renato Jorge questionou o Pró-reitor se a categoria foi devidamente informada. Segundo Eduardo Portela, houve uma assembleia organizada pela UFBA informando a categoria.

“Mesmo com a assembleia, nós consideramos que a informação não foi devidamente encaminhada para a base, pois muitas pessoas não compareceram. O ideal seria que cada servidor recebesse um informe em sua residência”, pontuou Renato Jorge. Ele ainda apontou o valor absurdo do reajuste que leva o servidor a pagar o triplo da parcela atual.

Acordo de Greve

Fruto da Greve de 2012 o acordo aprovado pela Lei 12 772/12 traz conquistas significativas para a categoria valorizando a Qualificação do servidor com consequências diretas na qualidade de atendimento e melhorias financeiras para os trabalhadores. Para esclarecimento de várias dúvidas a FASUBRA divulgou documento detalhando os desdobramentos do acordo. A direção da Assufba buscou junto ao Pró-reitor as medidas que a UFBA está tomando para viabilizar esses direitos.

Este assunto foi levantado pela delegação da ASSUFBA na reunião com a PRODEP. Foram tratadas questões como a divulgação do público beneficiado e esquema especial de atendimento para acelerar os processos de solicitação, o Pró-Reitor declarou que a UFBA está aguardando as orientações do Ministério do Planejamento.