ASSUFBA e Auxiliares de Enfermagem se reúnem com Alice Portugal e reforçam luta pela Racionalização

A reunião aconteceu nesta segunda-feira (22/09), quando as(os) Auxiliares de Enfermagem levaram o pleito à deputada Alice Portugal e entregaram um documento pedindo apoio, no qual explicam a necessidade da Racionalização e expõem o equívoco no enquadramento do PCCTAE.
Os Auxiliares relataram suas lutas, destacando a experiência e a alta qualificação que possuem, além de muitos serem habilitados como Técnico de Enfermagem, mesmo enquadrados como Auxiliares, recebendo, ainda assim, cerca de R$ 1.400 a menos.
Na oportunidade, foi citada uma fala feita na última semana pela ministra Esther Dweck sobre o processo de modernização da administração pública, em que ela cita a extinção de mais de 400 cargos considerados obsoletos, incluindo o de Auxiliar de Enfermagem, que, segundo a ministra, já não é mais feito concurso.
Durante a reunião, enquanto todos apresentavam suas explanações, a deputada prontamente enviou uma mensagem para a ministra pedindo esclarecimentos sobre o caso. Esther respondeu prontamente informando que a extinção se refere aos cargos dentro do Ministério da Saúde e que, no PCCTAE, a situação é genérica, ficando a decisão a cargo das universidades.
Esther informou que pediria à sua equipe para aprofundar os esclarecimentos e, de imediato, Alice encaminhou todos os documentos produzidos pela ASSUFBA, além do parecer jurídico da FASUBRA. Mesmo diante do retorno amistoso da ministra, a deputada comunicou que, nesta terça-feira (23/09), fará um pedido formal de audiência com Esther Dweck, com o documento dos Auxiliares.
A ASSUFBA acordou em enviar um representante dos Auxiliares para acompanhar Alice caso a audiência seja aceita. Em breve, o Sindicato realizará uma reunião com a categoria para atualizar os Auxiliares de Enfermagem sobre o andamento da discussão.
Foi uma manhã vitoriosa, em que a ASSUFBA pôde mais uma vez contar com a parceria histórica da deputada Alice Portugal, uma aliada firme e presente nas lutas em defesa da categoria e da universidade pública.
PARTICIPE
SINDICATO É PRA LUTAR!