Campanha “Julho Verde” apoiada pelo Hupes alerta sobre o câncer de cabeça e pescoço

A fim de conscientizar a população para a importância da prevenção do câncer de cabeça e pescoço foi criada a campanha Julho Verde, alusiva ao Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço, que é celebrado no dia 27 de julho. O Hospital Universitário Professor Edgard Santos (Hupes-UFBA) decidiu aderir à campanha como forma de sensibilizar e alertar a sociedade sobre o problema.
Este tipo de câncer – o quinto mais incidente no Brasil, tanto em homens quanto em mulheres, causando cerca de 10 mil mortes ao ano – se localiza em regiões como boca, língua, palato mole e duro, gengivas, bochechas, amígdalas, faringe, laringe, esôfago, tireoide, seios paranasais, fossas nasais e glândulas salivares. A presença de caroços, feridas que não cicatrizam, dor de garganta persistente, dificuldade para engolir e alterações na voz podem ser alguns dos sinais associados à doença.
Entre as principais causas para a incidência dessas doenças estão: o tabagismo, o consumo de bebidas alcoólicas, a infecção causada pelo vírus HPV e a falta do uso de protetor. O Hupes-UFBA é referência quando o assunto é tratamento do câncer de laringe. Cerca de 20 pacientes são atendidos semanalmente. As demandas externas são encaminhadas via regulação, ou seja, demandadas por uma Unidade Básica de Saúde (UBS), além de atender pacientes internos, em caso de intercorrências.
Caso o câncer seja detectado e o tumor esteja ainda em estágio inicial, as chances de sucesso no tratamento são muito maiores. O problema pode ser tratado com quimioterapia, radioterapia, ou cirurgia – sendo a última o tratamento mais eficaz. Dependendo do caso, porém, abordagens envolvendo múltiplos tratamentos podem ser consideradas.