Colóquio Internacional de Arte Negra acontecerá em Salvador
De 13 e 15 de outubro, será realizado o Colóquio Internacional de Arte Negra: Corpo, Performance e Ancestralidade, com atividades no Teatro Martim Gonçalves/UFBA e no espaço Xisto Bahia/Biblioteca Pública, em Salvador. A programação do evento inclui palestras, comunicações e a realização de workshops.
Na abertura do colóquio (13), no Teatro Martim Gonçalves, às 14h, Nelson Mandela será homenageado com uma projeção de slides sobre sua vida, ao som dos atabaques para o orixá Exu. Em seguida, serão homenageados os dançarinos e coreógrafos Augusto Omolu e Flexão, ícones baianos, aos sons dos atabaques para o orixá Ogum e, finalmente, o fundador do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFBA, o professor Armindo Jorge de Carvalho Bião, aos sons dos atabaques no ritmo ijexá. Durante esta homenagem, a dançarina Marilza Oliveira apresentará “Ossain em trânsito”.
Professores convidados de outros países conduzirão uma série de palestras e mesas redondas durante o evento, entre as quais: Dança Neo-Tradicional do Século 21: transformação e continuidade, com Kariamu Asante (E.U.A.); Estratégias Futuras da Educação em Arte, uma Experiência do Reino Unido, com Steve Taylor (Reino Unido); Grupo NATA, uma análise Pragmática e Afrodiaspórica, com Patrick Campbell (Reino Unido); Pesquisando a Performance – O Corpo (negro) dançando como medida da Cultura, com Brenda Dixon Gottchild (E.U.A); e Ritmos e Movimentos da África: Estudo sobre a Dança Africana na Fronteira ente Antropologia e Estética, com Wiesna Mond-Kozlowska (Polônia).
Haverá também uma série de workshops para a participação do público e no encerramento a festa será comandada pela banda Samba de Botequim, no estacionamento da Escola de Teatro.
Para participar das atividades de workshop, os interessados devem efetuar as suas inscrições através do e-mail: coloquioartenegra2014@gmail.com – vagas limitadas a 30 participantes por workshop.
Fonte: UFBA



