Comando de Greve da UFBA faz assembleia na Reitoria e reafirma continuidade do movimento
Em mais uma grande assembleia de greve, realizada desta vez no Salão Nobre da Reitoria, na manhã do dia 10/04, os servidores em Educação da UFBA mostraram a força do movimento que completa 27 dias e acompanha a greve nacional da categoria.
Já são 52 Universidades paradas em todo o país e 36 entidades federais em greve e, mais uma vez, a categoria na Bahia, durante Assembleia Geral de Greve ratificou em votação, e por unanimidade, a continuidade do movimento e intenso calendário de lutas para dar mais visibilidade à greve. Em mais uma votação, dessa vez por ampla maioria e apenas um voto contrário foi aprovado que a ASSUFBA agilize o processo dos 3.17%.
O coordenador Jurídico da ASSUFBA, Paulo César Vaz, que também é coordenador de Aposentados da Fasubra salientou que “Nossa pauta ainda não recebeu proposta de negociação por parte do Governo. Por isso, estamos fazendo em todo o país grandes atos, como aqui com a participação dos servidores no sentido de sensibilizar a população e o Governo para a nossa luta”. O coordenador passou à categoria os informes nacionais do movimento.
A coordenadora Geral, Cássia Virginia Maciel, enfatizou que “Os motivos da nossa greve é o aprimoramento da carreira e busca do melhoramento do nosso salário. Não podemos continuar com o pior salário do Serviço Público Federal”. A coordenadora também atualizou os servidores sobre a audiência com a reitora da UFBA, prof.ª Dora Leal Rosa, no dia 7, à tarde, e que tratou do documento enviado às universidades pela AGU (Advocacia-Geral da União) sobre criminalização da greve. “Solicitamos um posicionamento da magnífica que disse entender que a greve é direito dos trabalhadores e que não deve ser ameaçada com corte de ponto. Nossa categoria aprendeu que é na luta que se conquista e não vamos arrefecer diante de nenhuma ameaça utilizada para enfraquecer nosso movimento que é vitorioso e forte”.
O candidato a reitor à UFBA no pleito que vai ocorrer nos dias 20 e 21 de maio, o professor João Carlos Salles esteve na assembleia da categoria e afirmou seu apoio à luta dos servidores técnico-administrativos em greve há quase um mês. “Venho acompanhando de perto a movimentação de vocês. Declaro aqui o meu apoio a essa categoria que está em luta por melhores condições de trabalho, numa luta incessante e justa por uma Educação mais digna nesse país”.
Já os informes da greve no IMS/ CAT em Vitória da Conquista foram passados pelo coordenador Regional da ASSUFBA, Romilson Aragão. “Estamos conseguindo dar visibilidade à nossa greve, inclusive, na imprensa local. Realizamos panfletagem nas unidades e fomos às ruas para distribuir uma carta aberta à população sobre a nossa greve e tivemos um retorno positivo”.
A categoria debateu mais uma vez a necessidade de intensificar novas ações que deem maior visibilidade ao movimento e aprovou um intenso calendário de lutas que começa no dia 14/04.
Informes Jurídicos
Com toda a transparência que já é uma marca da Gestão Sindicato é Pra Lutar foram passados com muita clareza aos servidores os informes dos processos jurídicos como dos 3.17% e Hora Extra Incorporada. O coordenador Geral, Renato Jorge Pinto explicou que “será marcada uma reunião especifica com os servidores beneficiados pela HEI e também outra reunião só sobre 3,17%, com os servidores que estão acima do valor a receber para que sejam tratadas as particularidades e se busque agilizar o recebimento por vocês que fazem parte do processo”.
Quem participou da Assembleia pode também fazer lá na reitoria o diagnostico do Glaucoma. A ASSUFBA através da Seção ASSUFBA no Hupes instalou um estande com equipamentos e profissionais da área médica que realizaram os exames nos servidores interessados. “Através desse exame da pressão intraocular é possível diagnosticar lesões oculares e se consegue de forma eficaz até tratar a doença antes da sua evolução por completo. Podemos diagnosticar também a hipertensão ocular, que, sozinha, não causa o Glaucoma”, explicou Luciana Boa Morte, coordenadora de Formação Sindical da ASSUFBA e servidora do COM-Hupes.
Calendário UFBA:
Segunda (14/04) Reunião com os usuários da Promédica, às 9h, na Escola Politécnica da UFBA, no Auditório Leopoldo Amaral.Pauta: Reajuste Anual.
Segunda (14/04) Reunião do Consuni, às 14h. Pauta: Eleição do Hupes
Terça (15/04) Ato conjunto da UFBA e UFRB, seguido de passeata, às 9h, em Cruz das Almas. Ônibus disponibilizados pela ASSUFBA vão sair às 6h30 em frente ao antigo Clube Cruz Vermelha, no Campo Grande. Servidores interessados em participar da atividade, devem se inscrever na Secretaria da ASSUFBA.
Fonte :Ascom ASSUFBA Sindicato / Fotos: Américo Barros e Eduardo Paranhos- Foco Filmes









