Creche é fundamental para servidoras da UFBA e UFRB

Serviço de qualidade oferecido pela UFBA tem no seu quadro de funcionários maioria feminina

Qualidade, Confiança e Competência, essa são as palavras que, na opinião da Professora Rosana Oliveira Silva, definem a importância da Creche da UFBA para os seus usuários. A Creche é um benefício oferecido pela UFBA para os filhos de estudantes, servidores técnicos administrativos e docentes. Este ano (2013) completa 30 anos cuidando de crianças na faixa etária de quatro meses a quatro anos de idade.

Para Rosana que trabalha na Creche há 20 anos. O local é um espaço de educação e não apenas de assistência. “Nosso trabalho não é só tomar conta das crianças, aqui são realizados trabalhos pedagógicos também. Nós não alfabetizamos, mas preparamos os pequenos para o ensino regular e eu me sinto privilegiada por trabalhar aqui”, afirma.

Professora Rosana Oliveira Silva que trabalha ha 20 anos na Creche UFBA

Professora Rosana Oliveira Silva que trabalha ha 20 anos na Creche UFBA. Foto: Foco Filmes/ Américo Barros

A Creche oferece para as crianças atividades que impulsionem o desenvolvimento mental, físico, oral e social. Projetos como o Encontro com a Família, onde os familiares são convidados para passar o dia na creche com as crianças fortalecendo a relação interpessoal. Assim como o “Comer para poder Crescer”, que trabalha as questões nutricionais e o “Caras e Bocas”. “Os pais e/ou alunos da UFBA também podem vir apresentar musica, teatro através do Programa de Extensão da Universidade ou voluntariamente mesmo, desde que a atividade esteja alinhada com o lema da Creche”, completa Rosana.

Projeto Caras e Bocas da Creche da UFBA

Projeto Caras e Bocas da Creche da UFBA. Foto: Foco Filmes / Américo Barros

Na opinião da coordenadora de Comunicação da Assufba, Cassia Maciel, que teve os seus dois filhos assistidos pela Creche até os quatro anos, a unidade oferece um serviço de excelência, mas “é fundamental discutir a ampliação de vagas para os servidores a fim de que a toda a comunidade tenha acesso a Creche UFBA”, pontua Cássia.

Fonte: Ascom ASSUFBA Sindicato