Curso vai garantir melhoria financeira a servidores técnico-administrativos

 
No período de 02 a 18 de janeiro de 2013 estarão abertas as inscrições para o Curso de Pós‐graduação (Lato Sensu) em Gestão de Processos Universitários promovido pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), através da Escola de Administração (EAUFBA) / Núcleo de Extensão em Administração (NEA) e da Pró‐Reitoria de Desenvolvimento de Pessoas (PRODEP).

O Curso de Especialização em Gestão de Processos Universitários têm como objetivo especializar os Servidores Técnico-Administrativos da UFBA para o desempenho de atividades voltadas para a Gestão Universitária. São candidatos ao curso os servidores técnico-administrativos com diploma de nível superior. Através do recebimento de incentivo à qualificação será melhorada a qualidade dos proventos de trabalho.

Serão oferecidas 80 (oitenta) vagas conforme os critérios definidos no presente edital, sendo 40 (quarenta) delas destinadas para formação da primeira turma, a ser promovida no primeiro semestre de 2013 e 40 (quarenta) vagas, para a segunda turma, a ser promovida no segundo de 2013. O curso terá duração de 12 meses, perfazendo um total de 399 (trezentos e noventa e nove horas).

 Pré-requisitos

Os servidores devem atuar nas áreas administrativa, financeira e acadêmica que envolva planejamento, execução e avaliação de projetos e atividades nas áreas de auditoria interna, organização e métodos, orçamento, finanças, material, patrimônio, protocolo, arquivo, administração e desenvolvimento de pessoal, assistência à comunidade interna, atendimento ao público e serviços de secretaria em unidades acadêmicas e administrativas, planejamento, execução e avaliação das atividades de pesquisa e extensão e de apoio ao ensino em sala de aula, nos laboratórios, oficinas, campos de experimento ou outros espaços onde ocorram à produção e a transmissão do conhecimento.

O servidor também não deve possuir pós-graduação Stricto Sensu e/ou Lato Sensu.   Fica vedada a inscrição de servidores técnico-administrativos que estiverem afastados do trabalho para licença médica, licença prêmio ou estiver respondendo a processo administrativo disciplinar e outros impedimentos legais.

A documentação exigida para pré-seleção dos candidatos deve conter Formulário de inscrição (Anexo A); Cópia do RG, CPF; Comprovante de Quitação Eleitoral: comprovante de votação (ou Certificado de Quitação com a Justiça Eleitoral – pode ser emitido no site www.tse.gov.br);  Quitação com o Serviço Militar (só para os homens);  Cópia do diploma de graduação (frente e verso) reconhecida pelo MEC;  01 Foto 3×4;  Declaração de Anuência da Chefia Imediata (Anexo B);  Termo de Compromisso do Servidor Técnico-Administrativo (Anexo C);  Justificativa com no mínimo 20 e no máximo 30 linhas, escrita de próprio punho (Anexo D) e Currículo Vitae. Todos os anexos deverão ser devidamente preenchidos (com legibilidade e sem rasuras) e assinados pelo candidato.

A admissão no curso será feita mediante processo seletivo considerando as seguintes etapas:  Análise da Justificativa;  Currículo Vitae;  Tenha cargo vinculado ao ambiente organizacional administrativo na UFBA. O período de seleção será de 21 de janeiro a 15 de fevereiro de 2013. O resultado da seleção será divulgado a partir do dia 18 de fevereiro de 2013 pelo site http://www.adm.ufba.br.

Os candidatos habilitados para a primeira turma ficam obrigados a efetuar matrícula no período de 21 a 22 de fevereiro de 2013 para confirmarem o seu interesse em fazer o Curso, mediante apresentação de confirmação de matrícula (anexo E), no endereço que consta no Edital, no horário das 08h30 às 12h e das 14h às 17h.

O Curso está organizado e será administrado, de acordo com as Leis e Normas Complementares da Coordenação de Desenvolvimento Humano/PRODEP e Escola de Administração da UFBA. Será realizado de forma modular e presencial, com apoio pedagógico de ferramentas tecnológicas direcionadas para Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), combinando diferentes modalidades pedagógicas, suportadas por profissionais com experiência na utilização de ambiente web para ensino-aprendizagem e por equipe de tutores.

As aulas presenciais serão ministradas as segundas, quartas e sextas, das 13h30 às 17h30, na Escola de Administração da UFBA, situada à Avenida Reitor Miguel Calmon, s/n – Vale do Canela, conforme cronograma a ser divulgado posteriormente.

A metodologia

Será centrada na participação dos sujeitos coletivos, reflexão da realidade institucional e cotidiano profissional, práticas vivenciadas, visando à qualificação dos processos de trabalhos e inovação das práticas gerenciais no campo da gestão estratégica e da organização. Para tanto, poderão ser utilizadas como técnicas pedagógicas: exposições dialogadas; estudo dirigido de casos; exposição de filmes, vídeos; dinâmicas de grupo; leitura e discussão de textos, artigos; trabalhos extraclasses, e outros, podendo ocorrer trabalhos individuais e em subgrupos (intra e extraclasse), de modo a propiciar a troca de informações e a geração de conhecimentos, práticas e saberes, facilitando assim, o processo de aprendizagem e crescimento pessoal/organizacional.

A avaliação do desempenho do aluno será realizada, considerando os critérios de: pontualidade; assiduidade, com frequência obrigatória de no mínimo 75% por unidade didática; realização dos trabalhos de dispersão, bem como elaboração e desenvolvimento de projetos de melhoria institucional e/ou artigos, trabalhos individuais ou em subgrupos, entre outros. Para a avaliação da aprendizagem ficam estabelecidas notas, obedecendo à escala de 0 (zero) a 10 (dez). A média de aprovação em cada disciplina é 5,0 (cinco) e para aprovação total do curso é 7,0 (sete). Será reprovado por falta o aluno que tiver frequência inferior a 75% da carga horária de uma disciplina e/ou atividade do curso.

O curso tem inicio previsto para o dia 14 de março de 2013 (quinta-feira). O cronograma do curso será divulgado após a divulgação do resultado da seleção. Confira o Edital.

25/12/2012

Fonte: Ascom ASSUFBA Sindicato com informações do Edital nº 04/2012 da Escola de Administração da UFBA