Em Arquitetura, técnico-administrativos aprovam continuação da greve

Técnicos presentes ouvem com atenção informes nacionais

Técnicos presentes ouvem com atenção informes nacionais

Na manhã desta quinta-feira (17/9), técnico-administrativos ativos e aposentados participaram de mais uma assembleia geral da categoria, para decidir os rumos da greve nacional, iniciada em 28 de maio, em busca de melhores salários e condições de trabalho nas universidades federais brasileiras.

Durante a abertura, o coordenador Geral da Assufba, Renato Jorge, apresentou a atual conjuntura econômica e política do país, com o anúncio do pacote de ajuste fiscal do governo, que chega em um momento de dificuldades e que impactará diretamente nos trabalhadores. Dentro os pontos citados no pacote, estão a suspensão de concursos, do abono de permanência e do aumento para os servidores públicos federais.

Além de Renato, a mesa foi composta pela aposentada Maria José de Melo e pelo coordenador de Formação Sindical, Antônio Bomfim.  Na ocasião, Bomfim fez a leitura dos últimos informes da Fasubra e das conversas com o governo. Foi citada, ainda, a ocupação do Ministério da Educação (MEC) pelos integrantes do Comando Nacional de Greve da Fasubra, com a presença de dois técnicos baianos: Paulo Vaz e José de Deus. Graças a pressão da categoria, o governo antecipou as negociações com a Fasubra.

Coordenador Geral da Assufba apresenta conjuntura econômica do país e a situação da greve da categoria

Coordenador Geral da Assufba apresenta conjuntura econômica do país e a situação da greve da categoria

Em um ofício enviado à Fasubra, alguns pontos que já haviam sido pactuados entre federação e governo não ficaram claros. A assembleia aprovou, por unanimidade, que a Fasubra solicite o esclarecimento ao governo dos itens em questão. A categoria aprovou, ainda, a continuação do movimento grevista.

Mesmo após o governo informar que não haveria cortes de ponto dos técnicos, o reitor da UFBA, João Carlos Salles, informou à Coordenação da Assufba que recebeu do MPOG ofício tratando do fato.  Após a apresentação da conjuntura e dos informes, a fala foi aberta aos servidores, momento em que 15 integrantes da categoria explanaram suas impressões da situação atual da greve.

Agora, os técnicos da UFBA se encontrarão novamente na terça-feira (22/9), às 9h, na Faculdade de Arquitetura, para avaliar a greve, tratar da compra da sede administrativa, entre outros pontos.

 

Fotos: Foco Filmes / Eduardo PAranhos