Em Brasília, professora Georgina Gonçalves é empossada reitora da UFRB

Nesta quarta-feira (30/08), em Brasília, o Ministro da Educação, Camilo Santana, deu posse à nova reitora da UFRB (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia), a professora Georgina Gonçalves, nomeada pelo presidente Lula para liderar a instituição de 2023 a 2027.
Em seu discurso, Gina Gonçalves destacou a resistência aos ataques aos institutos e universidades. “Nos últimos quatro anos a comunidade universitária do Brasil soube resistir e enfrentar os ataques à autonomia das instituições federais de ensino superior. Nós estamos hoje aqui pra celebrar a democracia. Nós estamos celebrando a esperança de um Brasil novo”, falou.
Vale lembrar que Georgina foi eleita em 2019, mas a posse foi vetada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, em um episódio de ataque à democracia acadêmica, e que gerou preocupações sobre a autonomia das instituições de ensino superior.
Estiveram presentes na posse a secretária de Educação Superior do MEC, Denize Carvalho, o secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Getúlio Marques, a secretária de Regulação e Supervisão, Helena Sampaio, o diretor científico do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), a deputada Alice Portugal, além de outros membros da comunidade acadêmica, familiares e sociedade.
A posse simboliza a retomada do investimento na educação e o compromisso de enfrentar desafios em prol da esperança e oportunidades para os jovens brasileiros.