Governo faz proposta indecente aos servidores e agenda nova reunião

Após atraso de uma hora e meia, o secretário de Relações de Trabalho no Serviço Público, Sérgio Mendonça, iniciou a reunião com representantes das entidades do Serviço Público Federal (SPF) no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), em Brasília.

O evento aconteceu na tarde da quinta-feira (25/6), Dia Nacional de Mobilização dos trabalhadores do Serviço Público Federal em todos os estados. O Comando Nacional de Greve (CNG) da Fasubra se mobilizou em frente ao prédio do MPOG, com faixas, cartazes e carro de som em manifestação pelo aumento de 27,3% para os servidores públicos federais.

Proposta de 21,3%

Na ocasião, o governo apresentou a proposta abaixo, considerada insatisfatória pela Fasubra, que sugere 21,3% de aumento parcelado em 4 vezes.

Ano

Reajuste

2016

5,5%

2017

5%

2018

4,75%

2019

4,5%

 

Sérgio Mendonça apresentou apenas o reajuste, um entre os itens da pauta, e afirmou que “não é um aumento, mas uma maneira de preservar o futuro”, disse. Ele disse ainda que “foram feitas 54 reuniões, e conforme combinado, mantemos a lógica do calendário e por isto foi chamado esta reunião. (O reajuste de 21,03%) está baseado em projeção com dados da economia e com olho no Banco Central e estimativas, considerando precatório, PIB, gastos vegetativos”.

A Fasubra deixou claro que quer dar continuidade ao processo de negociação e considera um patamar extremamente insuficiente para negociação. Essa é a primeira proposta feita pelo governo desde que o conjunto dos SPFs apresentou a reivindicação de um reajuste de 27,03%. O percentual apresentado pelas entidades representativas dos trabalhadores considera as perdas salariais sofridas desde 2010.

Próxima reunião com MPOG

Nesta sexta-feira (26/6), será realizada a reunião do CNG para estruturar uma avaliação mais elaborada sobre o resultado da reunião de ontem. Haverá nova reunião com governo federal no dia 7/7, às 14h, no MPOG, dia da caravana dos trabalhadores técnico-administrativos em educação de todo o país em Brasília-DF.