Humilhação e péssimas condições de trabalho no ICI

Sede Atual do ICI-UFBA – Vale do Canela. Foto de: Rubens Ribeiro da Silva (https://blog.ufba.br/ici/nova-sede/)

O Instituto de Ciências da Informação – ICI tem sido palco de perseguições, descontrole de dirigentes e péssimas condições de trabalho. A Assufba sindicato foi procurada por servidores em busca do combate dessas práticas que não condizem com a universidade democrática.

Condições de Trabalho – Segundo relatos, a qualidade da água , quando tem, no instituto é péssima e atualmente a comunidade tem tido que comprar água. Outra queixa é o calor que tem atormentado trabalhadores e estudantes, sem uma solução por parte da direção, inclusive com pessoas passando mal por causa do ambiente.

Humilhações – As queixas de tratamento autoritário a servidores e estudantes no ICI não são novas, já foram motivo de denúncias em assembleias e repúdio em instâncias da Assufba e Fasubra. Na ocasião a direção da Assufba realizou audiência com o diretor do Instituto Prof. Rubens Ribeiro, sobre o qual recaem as maiores queixas de tratamento humilhante aos servidores com gritos e práticas anti-sindicais, como a proibição, ano passado, de reuniões de servidores no ICI sem sua autorização expressa e desconhecimento da Seção da Assufba.

O caso mais recente foi de uma servidora tratada aos gritos pela diretora em exercício Prof. Nídia Lubisco, que questionou seu estado de saúde. Estas práticas vão de encontro ao que prevê o RJU em seu título IV, as condutas proibitivas e os deveres do servidor, bem o que se encontra em outras leis pertinentes como Código de ética do servidor Público e os Códigos Penal e Civil, como indica a cartilha de Assédio Moral da Assufba.

Já está agendada visita ao ICI na próxima sexta-feira, dia 18. Será agendada também audiência com a direção para cobrar explicações e providências. A direção da Assufba também levou a situação a conhecimento da reitora em audiência, ano passado.