Hupes-UFBA se tornou Centro de Atenção Especializada no Processo Transexualizador habilitado pelo Ministério da Saúde

O mês do orgulho LGBTQIAPN+ é marcado por mais uma conquista importante: o Hospital Universitário Professor Edgar Santos da Universidade Federal da Bahia (Hupes-UFBA/Ebserh) foi habilitado, em 29 de maio de 2025, pelo Ministério da Saúde como “Centro de Atenção Especializada no Processo Transexualizador – Modalidade Hospitalar”, um avanço significativo para toda população do estado da Bahia.
Desde 2018, o Hupes já realiza atendimentos através do Ambulatório Transexualizador. Com a nova habilitação, a instituição passa a ter direito a repasses financeiros específicos do Ministério da Saúde para custeio, além de conseguir assumir compromissos de produção, qualidade e regulação. O hospital é pioneiro na realização de cirurgia de redesignação sexual, além de mastectomia em homens trans, remoção do útero de mulheres trans, tireoplastia (cirurgia que altera a voz) e plástica para aumento das mama.
A demanda por atendimento especializado, no entanto, é crescente. Esse investimento federal pode transformar a vida de muitas pessoas que dependem dessa assistência do SUS para afirmar sua identidade de forma segura e digna.
O Sistema Único de Saúde (SUS) é uma ferramenta essencial para a população LGBTQIAPN+ e essa habilitação representa não só um avanço na assistência, mas também no ensino especializado.
A unidade atendeu todos os requisitos técnicos e legais exigidos para realização de cirurgias do processo transexualizador, e agora integra oficialmente a rede de atenção à saúde do governo federal, conforme a Portaria GM/MS nº 7.033, publicada no Diário Oficial.



