Informes locais, nacionais e eleição do delegado à Plenária Nacional da FASUBRA marcam Assembleia Geral Virtual da UFOB e da UNILAB

Em Assembleia Geral Virtual da UFOB e da UNILAB, nesta quarta-feira (20/08), os(as) servidores(as) elegeram a Chapa Única, formada por Rony Keito (titular) e Jocélia Melo (suplente) para compor a delegação que vai à Plenária Nacional da FASUBRA, que ocorre de 29 a 31 de agosto, em Brasília (DF). Os nomes foram aprovados por unanimidade.

A assembleia também aprovou, por ampla maioria, a adesão à paralisação de 48h nos dias 10 e 11 de setembro, indicada pela FASUBRA, para cobrar o cumprimento do Acordo de Greve e contra a Reforma Administrativa. Foram 80% votos favoráveis, 20% de abstenções e nenhum voto contrário. As ideias debatidas foram a realização de um seminário sobre a proposta e audiência com a Reitoria da UFOB para tratar do corte de ponto dos(as) servidores(as) em dias de paralisação, o que é inadmissível.

Antes das votações, o Coordenador Geral da ASSUFBA, Edinelvan Lima, fez uma análise dos cenários complexos nacional e internacional, com uma polarização que tem custado caro à categoria e à população. É neste contexto que estão sendo debatidas propostas que impactam a vida dos(as) servidores(as).

Ele falou sobre a proposta de Reforma Administrativa, uma destruição do serviço público, e fez uma exposição sobre o Orçamento Federal Executivo pago em 2024. Grande parte dos recursos vai para juros e amortização da dívida pública, ou seja, para banqueiros e rentistas, desmistificando a ideia de que a maioria da verba é destinada à Administração Pública e áreas essenciais para o desenvolvimento do país.

Outro perigo que ronda o serviço público é a possibilidade de apensamento da PEC 32, que trata da Reforma Administrativa. O alerta foi dado pela Coordenadora da ASSUFBA e da FASUBRA, Lucimara Cruz. Ela ainda falou sobre os ataques à soberania nacional, com tentativas de intervenção contra o regime democrático, cujo intuito é estabelecer uma ditadura subordinada aos interesses internacionais. Por isto, é importante também falar para além do funcionalismo público e trazer a sociedade para o debate e a luta.

O Coordenador do Sindicato, Rony Keito, falou sobre o processo de implementação do PGD (Programa de Gestão e Desempenho) na UFOB. A minuta já foi enviada para a Reitoria, que deve iniciar, nos próximos meses, a fase de testes em alguns setores.

Também foi instituído o Grupo de Trabalho para elaborar e propor medidas para implantação dos Turnos Contínuos na UFOB. A minuta está em fase de correção para ser encaminhada à Reitoria.

PARTICIPE
SINDICATO É PRA LUTAR!