Intenção de consumo das famílias brasileiras tem queda no mês de dezembro

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) divulgou o resultado da ICF (Intenção de Consumo Das Famílias), que caiu 0,8% do mês de novembro para dezembro. Comparado com o mesmo período de 2018, a ICF teve alta de 5,6%. Os dados foram apresentados nesta quarta-feira (18/12).
O levantamento realizado pela CNC aponta que as famílias, principalmente as mais pobres, estão desanimadas a comprar. Um dos motivos, são as práticas adotadas pelo modelo neoliberal e privatista do governo Jair Bolsonaro.
O resultado se deu principalmente pela Perspectiva Profissional que, de acordo com a pesquisa, teve queda de 3% e pelo Nível de Consumo Atual que reduziu em 2,8%. Componentes de Renda Atual também tiveram queda de -0,6%, seguido de Compra a Prazo com redução de 1,2% e Perspectiva com 1,6%. Apenas Compras de Bens Duráveis teve alta nesse período, de 3,6%.