Lei de Cotas transforma a educação no Brasil e torna as universidades espaços plurais e democráticos

Em 10 anos de existência e transformação, a Lei do Cotas marcou na história da educação no Brasil o início das instiuições de ensino como espaços plurais e democráticos para toda a sociedade. Graças à legislação, a presença e demarcação de todas as classes sociais e etnias foi possível entre estudantes, pesquisadores e professores das universidades públicas brasileiras.

As cotas ampararam os estudantes e profissionais acadêmicos contra o sistema desigual que ainda assola o país. Atuou diretamente com aqueles que foram prejudicados pelo racismo estrutural, pelos que sofreram com a falta de acesso à educação de qualidade e os que não possuíam recursos para aprimorar seus estudos de outras formas. As cotas transformaram e transformam constantemente a sociedade.

Os dados confirmam o resultado das cotas. Até 1997, apenas 1,8% da população negra frequentava o ensino superior. Já em 2011, anos depois da implementação do sistema de cotas, o número saltou para 11,9%. O verdadeiro significado de inclusão e resistência.