Maior mutirão da história do SUS realiza mais de 34 mil atendimentos em hospitais universitários

A ação simultânea que aconteceu em 24 estados e no Distrito Federal, envolvendo 45 hospitais universitários federais resultou na realização de 34.290 procedimentos médicos em pacientes que aguardavam nas filas de regulação do Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo foi promover a redução significativa da espera. Esta foi a segunda edição do mutirão, que já havia sido realizado em julho de 2025. A terceira está prevista para dezembro.
A mobilização aconteceu no sábado (13/09), em parceria com o Programa do Ministério da Saúde, “Agora Tem Especialistas”. A expectativa era realizar mais de 29 mil atendimentos, incluindo 1,9 mil cirurgias eletivas, 4,5 mil consultas especializadas e 22,7 mil exames especializados e terapias. Os atendimentos foram focados em áreas como oncologia, cardiologia, ortopedia, ginecologia, otorrinolaringologia e oftalmologia.
No Hospital Universitário Professor Edgard Santos (Hupes-UFBA), a ação teve início às 7h e foram realizados mais de 68 cirurgias e 1.612 exames especializados e terapias.
A força tarefa em prol da saúde da população, ganhou ainda mais relevância por acontecer no mês em que o SUS completa 35 anos, um marco histórico para saúde pública e para o Brasil.