Outubro Rosa: a prevenção pode salvar vidas

Outubro Rosa é uma campanha anual realizada mundialmente de conscientização para a prevenção do câncer de mama. Tem como objetivo compartilhar informações e promover conhecimento sobre a doença, além de lutar por direitos como atendimento médico e o suporte emocional, assim contribuindo para a redução da mortalidade. Este ano, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) adotou o slogan: Eu cuido da minha saúde todos os dias. E você?.
De acordo com o artigo científico brasileiro publicado na conceituada Public Health in Practice, é comprovado que a campanha Outubro Rosa aumenta as ações preventivas de combate ao câncer de mama, o volume de busca pela mamografia aumenta 39%. Por isso, é necessário que essas iniciativas não sejam feitas em um único mês, e sim o ano inteiro.
Saiba quais são as leis do Outubro Rosa
Diante dessa necessidade de informação e conscientização, também é necessário ressaltar que existem leis que auxiliam na luta contra a doença. Como:
- Lei dos 30 dias: estabelece que os exames necessários para a confirmação do câncer sejam feitos no prazo de até 30 dias, a fim de ter agilidade nos diagnósticos.
- Em 2012, foi publicada a Lei nº 12.732, denominada como Lei dos 60 dias: Toda paciente que foi diagnosticada com o câncer de mama, têm direito à cirurgia reparadora por meio do SUS em um prazo de até 60 dias.
- A Lei nº 11.664, chamada de Lei da Mamografia, assegura que o Sistema Único de Saúde (SUS) deve fazer a realização de exame de mamografia às mulheres a partir dos 40 anos de idade.
É necessário que as mulheres façam exame de rotina sem sinais e sintomas de câncer de mama a cada dois anos, principalmente na faixa etária de 50 a 69 anos, a cada dois anos. Saiba mais informações aqui.



