Perto das eleições, Bolsonaro nega envolvimento com orçamento secreto

Com a data das eleições cada vez mais próximas, Jair Bolsonaro tenta negar todos as medidas prejudiciais da sua gestão nestes quatro anos. Apoiado nas fake news e no negacionismo, uma política baseada em mentiras foi o que marcou o desgoverno do presidente. A última negação foi sobre o orçamento secreto. Em debato no no domingo (28/08), o candidato à reeleição disse ter vetado a iniciativa, declarando “não tem nada a ver com isso”.
No entanto, o orçamento secreto nasceu de projeto assinado por Bolsonaro, que permitiu o pagamento de R$ 65 bilhões, mas diante dos escândalos envolvendo a liberação dessa verba, o presidente tenta se eximir de suas responsabilidades. O orçamento tem como destino beneficiar partidos do Centrão, de maneira a garantir o apoio desse bloco a projetos do interesse do governo, blindar Bolsonaro contra pedidos de impeachment e impedir iniciativas da oposição.
Enquanto isto, reajustes salariais dos trabalhadores, investimentos na saúde, educação e ciência foram cortados. Simplesmente caíram no esquecimento, enquanto milhões de reais caem nos “bolsos” do Planalto. Esse tipo de emenda abre enormes brechas para desvios e direcionamentos de toda ordem. Um absurdo.
Charge: Nando Motta



