Plenária da Fasubra prorroga mandato da diretoria e aprova Dia Nacional de Luta
De sexta-feira a domingo (15 a 17/8), foi realizada a Plenária Nacional da Fasubra Sindical, em Brasília. Na ocasião, os técnico-administrativos baianos estiveram representados pelo delegado escolhido pela Direção, Paulo Vaz, e pelos delegados indicados pela base Antônio Bomfim, José de Deus, Luís Fernando Bandeira, Simone Coité (Barreiras) e Luís Gustavo Encarnação (UFRB).
A maioria dos 162 delegados presentes decidiu prorrogar o mandato da atual diretoria até abril de 2015, quando acontece o próximo Congresso da Fasubra Sindical, instância máxima de deliberação da categoria dos técnico-administrativos. A decisão ocorreu após longo debate, que levou em consideração aspectos legais, prazos e temário do Confasubra. Todas as deliberações da Plenária serão detalhadas em Informe de Direção a ser publicado no site da Federação.
Durante os três dias de diálogo da Plenária, os delegados tiveram conhecimento dos informes de direção e base, além de avaliarem a conjuntura, mais especificamente com o balanço da greve deste ano e as negociações ocorridas entre Fasubra e representantes do Governo Federal, no período pós-greve, para tratar das pendências da pauta de reivindicações da categoria.
Com a necessidade de efetivar as negociações, os delegados aprovaram um Dia Nacional de Luta com paralisação nas universidades para o dia 27 de agosto, o que mostra a disposição dos trabalhadores em seguirem com a luta e alcançarem resultados concretos. Quanto à greve das estaduais paulistas, em um duro enfrentamento, a plenária aprovou uma campanha de apoio e a preparação de um ato unificado. Na ocasião, foi referendada pela Plenária a filiação do Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Estadual do Mato Grosso à Fasubra Sindical.
Coletivo de Mulheres
No sábado (16), a Plenária contou com uma reunião das delegadas, momento em que foi informada a situação da mulher trabalhadora nas universidades e discutido caminhos para enfrentar os problemas que as afligem. O encontro foi um espaço dedicado a denúncias de opressão, assédio e machismo, mas também de surgimento de propostas. Entre as sugestões apresentadas estão a redação de uma moção de repúdio, a realização de um encontro de mulheres, elaboração de pesquisas sobre o perfil da técnico-administrativa das IFES e levantamento da ocupação de espaços de poder pelas mulheres.
Abertura
No primeiro dia do encontro (15), a plenária teve início com uma homenagem a duas pessoas falecidas recentemente. José Daniel do Nascimento, militante Sintest-RN, lotado no Colégio Agrícola de Jundiaí, e Joel Orestes, integrante do Sindisprev-RS e da Frente Nacional contra a Privatização da Saúde. Na sequência, realizada atividade de orientação sobre cadastro e registro sindical feitos pelas técnicas Meire Lucas e Mônica Bispo, coordenadora Geral de Cadastro e secretária-Adjunta de Gestão Pública do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), respectivamente.
Elas informaram que o procedimento para recadastramento das consignatárias está disponível no www.siapnet.gov.br/consignataria.asp. O endereço disponibiliza para as entidades sindicais vídeos explicativos sobre o recadastramento e a lei que traz a sistemática, acesso ao sistema; lista com os documentos necessários; orientações sobre o pagamento das taxas; e a consulta do número do processo. Ao final dos esclarecimentos, os delegados presentes tiveram a oportunidade de tirar dúvidas e apresentar as dificuldades encontradas para efetuar o recadastramento. Durante o período da tarde, a Plenária teve continuidade com os Informes de Direção e Base.
Com informações da Fasubra




