Prestação de Contas da ASSUFBA aprovada com responsabilidade e participação da categoria

Em Assembleia Virtual realizada nesta quarta-feira (25/09), a categoria aprovou, por esmagadora maioria, a Prestação de Contas do primeiro semestre de 2025 da ASSUFBA Sindicato. A aprovação reforça o compromisso da entidade com a transparência, responsabilidade na gestão dos recursos e o respeito à base sindicalizada, que participa ativamente dos rumos da organização.
Do total de associados(as) na atividade, 88% votaram a favor, 3% contra e 9% se abstiveram do Parecer do Conselho Fiscal, que indicou a aprovação das contas. A confiança demonstrada pelos(as) servidores(as) da UFBA, UFRB, UFOB, UFSB e UNILAB é resultado de um trabalho sério e comprometido com os interesses dos(as) Técnico(a)-Administrativos(as) em Educação.
A assembleia também foi espaço para importantes discussões sobre a Reforma Administrativa e o cumprimento do Acordo de Greve, tema de atenção permanente da categoria. Inclusive, houve um denso debate em relação à orientação da FASUBRA sobre a consulta aos(às) servidores(as) no que diz respeito à mobilização para a deflagração de uma greve a partir de outubro.
O Coordenador Geral da ASSUFBA, Renato Jorge, propôs que a assembleia aprovasse a solicitação para que a FASUBRA emita um documento se comprometendo a solicitar ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos a correção da informação de que o cargo de Auxiliar de Enfermagem está extinto, contida de forma equivocada no Relatório do Grupo de Trabalho de Cargos.
Processos jurídicos
As atualizações sobre a Hora Extra Incorporada ficaram a cargo da Coordenadora Geral da ASSUFBA, Nadja Rabello. A entidade aguarda retorno da manifestação feita pelo advogado Dr. Ivan Brandi, cobrando o retorno imediato das execuções e o pagamento dos retroativos.
O advogado da ASSUFBA, Dr. Hugo Leonardo, destacou com entusiasmo a conquista de mais um avanço no Processo dos 3,17%. Mais oito lotes migraram para pagamento, com cerca de 80 pessoas beneficiadas, imprimindo um resultado que reafirma a firme atuação da entidade em garantir que o direito dos(as) servidores(as) seja respeitado.
Sobre os 28.86%, o Sindicato também amplia esforços para realizar a execução dos lotes dos(as) substituídos(as) que têm valores em RPV (Requisição de Pequeno Valor) – até 60 salários, e precatório – acima de 60 salários mínimos, além das super prioridades que já estão sendo executadas. Serão 3.250 pessoas beneficiadas, que serão desmembradas em lotes.
Hugo Leonardo falou sobre a audiência, ocorrida no dia 4 de setembro, com a presença da Reitoria da UFBA, para buscar conciliação no processo da URP. A universidade se mostrou favorável à proposta de acordo para o pagamento do valor incontroverso, mas aguarda parecer da AGU. Ele também respondeu questionamentos sobre os lotes que compõem os processos das 30 Horas
Minuto de silêncio
A assembleia fez um minuto de silêncio pelo falecimento, nesta semana, de servidores(as) que ajudaram a construir a história da ASSUFBA: Maria Amélia Cruz, Francisco Carlos e Jurandir Correia de Souza, além do dirigente sindical Pedro Rosa.
PARTICIPE
SINDICATO É PRA LUTAR!