Reunião no Hupes trata de greve e EBSERH
Acompanhado da deputada federal pelo PC do B, Alice Portugal que é servidora licenciada da UFBA, convidada ao debate, o coordenador Geral da ASSUFBA, Renato Jorge Pinto abriu juntamente com a Seção ASSUFBA, reunião com os servidores do Hupes, na manhã de sexta (21). O coordenador da ASSUFBA detalhou a situação de várias universidades no país, que já estão paradas em decorrência da greve iniciada no dia 17.
Renato Jorge também fez relato da audiência com a reitora da UFBA, Prof. Dora Leal Rosa, no dia 18, destacando que um dos pontos mais importantes tratados foi a questão da Terceirização. “Só para vocês terem uma ideia, o passivo da Fapex está em R$26 mi. E no próximo Consuni enfrentaremos um dilema na pauta, que é a revalidação do convênio com a Fapex”.
Dos informes nacionais, foi a vez da deputada federal Alice Portugal prestar esclarecimentos com relação ao contexto da greve em relação ao congresso nacional, por onde passam todas as decisões orçamentárias relativas aos servidores públicos. “Esse ano terá um limite orçamentário maior porque a partir de 5 de abril não pode sair aumento para servidor público porque a data é exatamente seis meses antes das eleições. Com isso temos que fazer uma greve forte e criativa, que traga ganhos para os trabalhadores das universidades, bem como buscar aliados em outras esferas. No campo parlamentar estou a disposição da Fasubra.”, destacou a parlamentar.
A deputada também salientou as características da greve no hospital, que é atípica e mais de convencimento por conta do tipo de serviço prestado à comunidade. Ela também falou sobre a EBSERH e que “Não podemos aceitar que pessoas de fora venham assumir a direção do hospital”.
Acordo de Greve – A questão de como a greve acontecerá no hospital foi tratada pela coordenação da ASSUFBA com os servidores através da construção do Acordo de Greve. Neste acordo, o CLG busca garantir o direito à greve dos trabalhadores sem comprometer o direito à vida de nossa população, razão maior da existência do COM-HUPES.
Fonte: Ascom Assufba Sindicato





