SAÚDE: Governo Federal anuncia a chegada de medicamento inédito para tratamento do câncer de mama

O Governo do Brasil investiu aproximadamente R$159 milhões na aquisição do Trastuzumabe Entansina, medicamento de última geração para o tratamento do câncer de mama HER2-positivo, uma forma mais agressiva da doença que estimula o crescimento das células tumorais. O insumo será incorporado à rede pública por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
Em meio à campanha do Outubro Rosa, mês dedicado à prevenção e ao diagnostico precoce do câncer de mama, o Ministério da Saúde recebeu, nesta segunda-feira (13/10), o primeiro lote do medicamento, contento 11.978 unidades, no almoxarifado do Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP). A expectativa é que o novo tratamento beneficie cerca de 1.144 pacientes ainda em 2025.
Outros quatros lotes estão previstos para chegar nos meses de dezembro de 2025, março e junho de 2026. Além disso, o Governo Federal anunciou a ampliação da faixa etária para a realização da mamografia no SUS. A partir de agora, mulheres a partir dos 40 anos, mesmo sem sintomas da doença, poderão realizar o exame. A medida reforça o compromisso com o diagnóstico precoce, ampliando as chances de cura e acesso mais rápido ao tratamento.



