Secretaria da Previdência e dos Aposentados da CTB promove debate sobre a MP 676/15

Para aprofundar as discussões acerca da Previdência Social e analisar os impactos da Medida Provisória 676/15, encaminhada pelo Governo ao Congresso Nacional, a Secretaria de Previdência, Aposentados e Pensionistas da CTB, promove um debate no próximo dia 03 de julho (sexta-feira), às 9 horas, no auditório do Sindicato dos Marceneiros de São Paulo.

De acordo com Pascoal Carneiro, secretário da pasta, a proposta é realizar uma discussão das propostas de mudanças na Previdência Social apresentadas pelo Governo Federal. Especialistas debaterão como a nova fórmula pode interferir na vida dos futuros beneficiários do INSS.

O novo dispositivo, que começa a valer imediatamente, terá cálculo progressivo e vai subir um ponto em 2017, outro ponto em 2019 e então um ponto a cada ano. Com a adoção o objetivo é chegar à somatória 90/100 em 2022.

Para o advogado Sérgio Pardal Freudenthal, especialista em direito previdenciário, a situação representa um avanço ínfimo. Äpesar de ruim, ainda é melhor do que o Fator Previdenciário – esse ano e o ano que vem, vai ter bastante gente aposentando rapidinho para aproveitar a fórmula 85/95, mas depois esse valor vai aumentar. Se essa progressão for baseada na tabela do IBGE, a situação continua horrível”, relata o advogado. Participarão do evento especialistas sobre o tema, parlamentares e dirigentes sindicais.