Servidores da UFRB aprovam adesão à greve do dia 18

Reunidos em Assembleia Geral Virtual, na manhã desta segunda-feira (09/08), os Técnico-Administrativos em Educação da UFRB, aprovaram por ampla maioria (91%), a adesão à greve no dia 18 de agosto, contra a Reforma Administrativa e pelo Fora Bolsonaro. Apenas 9% se abstiveram e não houve voto contrário.
A greve foi convocada pelas centrais sindicais e pela FASUBRA, conforme aprovado no Encontro Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Setor Público, ocorrido no final de julho.
O Coordenador da CTB, CSPB e da FASUBRA, João Paulo Ribeiro – “JP”, falou sobre a conjuntura nacional e as estratégias e agenda de luta contra os ataques de Bolsonaro, como a Reforma Administrativa. Ele afirmou que, desde o golpe parlamentar, jurídico e midiático de 2016, não há diálogo do governo com a categoria nem espaço para a democracia.
JP ressaltou a necessidade de unidade entre os trabalhadores de diversos setores e de fazer o debate com a sociedade sobre os prejuízos da Reforma Administrativa. Para ele, o governo Bolsonaro tem um projeto de destruição do Estado desde o dia da eleição.
Os Coordenadores Gerais da ASSUFBA, Aida Maia e Renato Jorge, falaram sobre as medidas arbitrárias e prejudiciais do governo Bolsonaro, além das propostas de atividades para a greve do dia 18, como ações conjuntas com outras entidades do setor da educação, além de atos presenciais, onde for possível, respeitando os protocolos sanitários.
Aida Maia informou ainda sobre o documento construído a partir da última assembleia, ocorrida em 22 de julho, sobre demandas da categoria, lido na última reunião do CONSUNI. A categoria também já solicitou reunião com a Reitoria da UFRB, mas não houve retorno.