Setembro Amarelo: coragem para falar, cuidado para ouvir

Setembro é o mês da campanha de prevenção ao suicídio, uma triste realidade que atinge toda a sociedade e representa um problema grave de saúde pública. Neste período, a sociedade é chamada a refletir sobre um dos temas mais delicados e, ao mesmo tempo, mais necessários: a saúde mental.

O Setembro Amarelo é um convite para a abertura de espaço para conversas muitas vezes silenciadas, mas essenciais para salvar vidas. Falar é um ato de coragem, sobretudo quando as palavras carregam o peso de sentimentos profundos e difíceis de expressar. Mas tão importante quanto, é ouvir com cuidado. Escutar sem julgamentos, com atenção e empatia, pode ser o primeiro passo para quem está em sofrimento encontrar o alicerce para superar a dor.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (2022), mais de 700 mil pessoas morrem por ano devido ao suicídio, o que representa uma a cada 100 óbitos registrados. O dado é ainda mais alarmante entre os jovens, já que é a quarta principal causa de morte entre pessoas de 15 a 29 anos. Estudos indicam que praticamente todos os casos estão relacionados a doenças mentais não diagnosticadas ou tratadas de forma inadequada. 

Na Bahia, em 2023, foram registrados 902 casos. A análise do perfil das vítimas mostra que 83,3% eram homens e 16,7% mulheres. A maior parte estava na faixa etária de 30 a 59 anos (54,3%), seguida de jovens (25,6%), idosos (19,2%) e crianças (0,9%). E em relação ao estado civil, 66,6% eram solteiros e 20,7% casados. Esses números evidenciam a urgência de falar sobre o tema, acolher e oferecer apoio.

Um gesto de apoio pode fazer toda a diferença e salvar vidas. A ASSUFBA Sindicato abraça a campanha e reafirma a luta pela vida. Se precisar, busque ajuda. Ligue 188 (Centro de Valorização da Vida – CVV). 

 

Todos juntos pela vida!