SUS: 35 anos, a principal rede de assistência para 76% dos brasileiros

No dia 19 de setembro,  o Sistema Único de Saúde completou 35 anos, consolidado como o maior sistema público e gratuito do mundo. A Constituição Federal de 1988 foi um marco histórico ao estabelecer a saúde como um direito de todos e dever do Estado. Em 1990, a Lei nº 8.080 regulamentou o SUS em todo o território nacional, garantindo o seu funcionamento de forma universal e igualitária.

Atualmente, cerca de 76% da população brasileira depende diretamente do SUS, o que representa 213 milhões de pessoas. Todos os anos, o sistema realiza cerca de 2,8 bilhões de atendimentos, contando com 3,5 milhões de profissionais dedicados à promoção da saúde.

O SUS também é responsável pela maior rede pública de transplantes do mundo, que em 2024 alcançou um recorde histórico de 30 mil procedimentos. Além disso, abriga o Programa Nacional de Imunizações (PNI), o maior programa público de vacinação da América Latina, responsável por campanhas que salvam milhões de vidas.

Entre as metas para 2026 está a universalização do atendimento de emergência, que já alcança territórios indígenas, garantindo assistência 24 horas por dia, com profissionais capacitados e bilíngues.

Vida longa ao SUS e a todos os profissionais que, diariamente, tornam possível esse trabalho coletivo e essencial para a saúde da população brasileira.