TAEs em movimento: rumo à valorização da carreira e reconhecimento dos saberes

Nos dias 10 e 11 de junho, a Comissão Nacional de Supervisão da Carreira (CNSC) dos(as) Técnico(a)-Administrativos(as) em Educação (TAE) esteve reunida no Ministério da Educação (MEC). O intuito da reunião foi avançar na finalização dos decretos que tratam da  regulamentação das descrições dos cargos, do desenvolvimento na carreira e do Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) da categoria – mecanismo que valoriza as qualificações e experiências adquiridas ao longo da carreira.  

Com a conclusão desses processos, será possível dar prosseguimento à tramitação para aprovação definitiva em lei e viabilizar a execução orçamentária das medidas.  

A CNS é formada por representantes do Ministério da Educação, dirigentes de Instituições Federais de Ensino, e membros indicados por entidades representativas da categoria, como a FASUBRA e o SINASEFE. A FASUBRA, inclusive, acompanhou todas as reuniões com uma delegação dedicada.

Durante o encontro, a categoria apresentou pautas importantes para consolidação de um novo marco regulatório que prese pela valorização das qualificações, as experiências e o desempenho dos(as) trabalhadores(as) técnico(a)-administrativos(as) das instituições públicas de ensino superior.

A ASSUFBA vem apoiando todas as mobilizações dos TAEs, que desempenham um papel fundamental no serviço público federal. Cada conquista representa um avanço na valorização desses(as) profissionais. O Sindicato reafirmou o compromisso durante a paralisação nacional realizada no dia 12 de junho, reforçando o apoio à categoria.