Técnico-administrativos entregam pautas Nacional e Local ao reitor da UFBA

Durante a assembleia, os trabalhadores foram informados sobre o andamento da greve nacional

Durante a assembleia, os trabalhadores foram informados sobre o andamento da greve nacional

Durante realização da assembleia dos técnico-administrativos da UFBA nesta quinta-feira (20/8), na Faculdade de Economia, a Coordenação da Assufba entregou ao reitor João Carlos Salles as pautas nacional e local dos trabalhadores. Na ocasião, Salles afirmou que o documento será analisado e a Reitoria responderá com responsabilidade, dentro das possibilidades da universidade.

João Carlos Salles declarou que reconhece a legitimidade do movimento e a mobilização dos trabalhadores. “A UFBA tem uma dívida histórica com vocês e a Reitoria tem buscado dialogar com o MEC para buscar avançar nas negociações. Nós procuramos ministros, deputados e o governo para resolver a situação da UFBA. Inclusive, estamos aguardando reunião com o MEC para tratar da pauta específica da nossa universidade.” Também presente no encontro, o vice-reitor Paulo Miguez afirmou que a assembleia lotada é a expressão da força da categoria dos técnico-administrativos.

3

A aposentada do Hupes, Valdelice Ferreira

Em homenagem a luta dos aposentados, que participam de forma ativa das atividades da categoria, a aposentada do COM-Hupes Valdelice Ferreira foi convidada para participar da mesa da assembleia, em nome do Comando Local de Greve, que contou com uma apresentação teatral do servidor Inaldo Santana. Na sequência, o técnico Paulo Abdala reforçou o convite para a categoria participar do ato em defesa da democracia, que aconteceu na tarde da quinta-feira (20).

Informes

Paulo Vaz, coordenador da Fasubra e de Assuntos Jurídicos da Assufba, disse que no último dia 14, o governo encerrou todas as reuniões individuais com as entidades dos servidores públicos federais e nesta semana estariam apresentando os índices de quanto tem disponível para acertar o reajuste dos servidores. “Mas, até agora, essa apresentação não aconteceu.  No Fórum dos SPFs, a situação é a seguinte: greve total na Previdência e na Fasubra, greve parcial dos docentes e nada de greve pro resto dos servidores. O governo espera encaminhar até o dia 15/9 para o Congresso todos os projetos de lei dos aumentos das categorias.”

O coordenador de Formação Sindical, Antônio Bomfim, fez a leitura introdutória do documento que apresenta as pautas nacional e local entregue ao reitor Salles e Renato Jorge entregou o documento ao reitor. Em seguida, alguns trabalhadores fizeram suas observações e perguntas ao reitor.

2

Reitor João Carlos Salles elogiou a força e unidade da categoria

Hospitais

O coordenador Geral da Assufba, Renato Jorge, contou aos presentes sobre a notícia de que a Fapex irá demitir 180 pessoas. “Recebemos um documento da superintendência da Ebserh sobre o assunto. A situação está muito difícil nos hospitais universitários e precisamos ajudar esses trabalhadores”, afirmou.

Sobre o assunto, a coordenadora da Seção Assufba no Hupes, Almira Rosário, contou que, nesta semana, houve uma reunião com a superintendência da Ebserh, quando os trabalhadores conseguiram reverter as 180 emissões que aconteceria nesse mês. “Agora, serão demitidas 80 pessoas e o restante até dezembro. O número de contratação não acompanha a quantidade de demissões. Isso tem gerado muitas dobras e os trabalhadores não têm folga”, desabafou.

Duas enfermeiras da Ebserh, lotadas na Maternidade Climério de Oliveira, estiveram presentes na assembleia. Um delas, Ana Gabriela, agradeceu o apoio da Assufba. “Assumimos em setembro na maternidade e depois fomos chamadas pro Hupes, mas nosso pedido foi indeferido. Ficamos sem saber a quem recorrer e a Assufba tem nos apoiado e nos orientado.”

Trabalhadores votaram pela manutenção do movimento

Trabalhadores votaram pela manutenção do movimento

Outro assunto importante foi sobre o lote de Antônio Carlos Lopes Sena. Renato disse que a Assufba mandou correspondência para as pessoas do lote com informações sobre o caso. Sobre os outros processos jurídicos movidos pelo sindicato, o coordenador falou que a Justiça está parada por causa da greve dos servidores e do veto da presidente Dilma Rousseff em relação ao aumento deles.

Renato Jorge contou ainda que a Assufba participou de reunião do Conselho do Carnaval, que vai homenagear os 70 anos da UFBA no próximo ano. Mais uma vez, os trabalhadores aprovaram, por unanimidade, a continuidade da greve da categoria, iniciada em 28 de maio.

Ato

Ao término da assembleia, os presentes participaram de um almoço e atividade cultural, no térreo da Faculdade de Economia. Na sequência, os trabalhadores estiveram presentes no ato em defesa da democracia, que aconteceu na praça da Piedade.

 

Após assembleia, técnicos participaram de almoço

Após assembleia, técnicos participaram de almoço

Fotos: Carlos Américo / Foco Filmes