Temas importantes para a categoria são tratados em assembleia
Centenas de servidores técnico-administrativos da UFBA se reuniram em assembleia, na manhã da quarta-feira (30/7), para tratar de temas importantes para a categoria, a exemplo dos processos 3,17% e 28,86%, além da prestação de contas do Fundo de Greve, Controle de Frequência e eleições das seções sindicais da Assufba. O encontro aconteceu na Escola Politécnica, na Federação, e teve ampla participação dos aposentados.
Na abertura da assembleia, o coordenador Geral da Assufba, Renato Jorge, informou aos presentes que aquele seria um encontro onde a participação da categoria deveria ser decisiva para orientar a direção sobre questões de grande relevância para os trabalhadores.
O primeiro tema a ser tratado foi a escolha dos integrantes das seções sindicais da Assufba nas unidades de trabalho. A coordenadora Geral Cássia Maciel fez a leitura do edital, publicado em um jornal de grande circulação, que declarava que a Assufba deveria eleger os integrantes das seções sindicais após 60 dias da posse da nova diretoria.
O Sindicato não conseguiu cumprir o prazo devido a greve dos servidores e o recesso nas atividades da UFBA. De acordo com Renato Jorge, as únicas unidades que elegeram representantes são a Maternidade Climério de Oliveira e o Hospital Universitário. A direção apresentou a proposta de que, entre 11 de agosto e 11 de outubro, seriam realizadas as eleições das seções sindicais, sendo aprovada por unanimidade na assembleia.
Informes da Fasubra
Diretor da Assufba e da Fasubra, Paulo Vaz participou aos presentes os encaminhamentos retirados das reuniões entre a Fasubra e o MEC, que retomaram as negociações por decisão da Justiça. Ele informou ainda sobre a plenária da Fasubra, a ser realizada entre os dias 15 e 17 de agosto.
A Bahia indicará cinco delegados para o evento e foi colocado em votação que deverá ser um da UFRB, um da UFOB e três da UFBA. A proposta também foi aprovada por unanimidade.
Fundo de Greve
O coordenador Renato Jorge apresentou a prestação de contas do Fundo de Greve 2014 e salientou que a prestação de contas é necessária para proporcionar mais transparência nas ações do Sindicato. Ele informou ainda que os valores serão publicados no boletim da Assufba. A prestação de contas do Fundo de Greve foi votada na assembleia, e aprovada por ampla maioria, apenas com uma abstenção e um voto contra.
Hora extra incorporada
O processo da hora extra incorporada atinge 1.180 trabalhadores da UFBA. A última atualização aponta que o juiz responsável por julgar o caso ordenou o pagamento imediato dos 3 meses e 16 dias. Em um segundo momento, acontecerá a decisão sobre o pagamento da correção.
Renato Jorge declarou aos presentes que uma reunião específica será agendada com o advogado do Sindicato, Ivan Brandi, para tratar deste assunto.
Controle de Frequência
Cássia Maciel relatou os acontecimentos da última reunião do Consuni, que aconteceu em 17 de julho, quando a reitora Dora Leal Rosa apresentou uma minuta do Controle de Frequência dos técnico-administrativos, iniciativa desrespeitosa com os trabalhadores. Os técnicos entendem que o Controle de Frequência só deverá ser discutido após a regulamentação dos Turnos Contínuos pela Comissão de Ajuste de Jornada. A posposta foi posta em votação e aprovada com apenas uma abstenção.
3,17%
Assessor jurídico da Assufba, o advogado Hugo Leonardo deu os últimos informes sobre o processo dos 3,17%. “O processo está bastante adiantado, estamos na fase de responder aos embargos da UFBA e vamos aguardar a maior celeridade possível. Foi decidido aqui na assembleia que quando a UFBA reconhecer pelo menos os 25%, vamos pedir o pagamento do valor em controverso.”
De acordo com Renato Jorge, a Assufba dividiu o processo em lotes de 10 pessoas, fator que facilita o pagamento e agiliza a ação. O contador do Sindicato, Alexandre Rogério Santana, apresentou a metodologia do cálculo, realizada com base na sentença dos processos.
28,86%
Novamente, o advogado Hugo Leonardo apresentou a sentença favorável sobre o pagamento dos 28,86% por tutela antecipada, informação já divulgada no site da Assufba. Foi ponderada a possibilidade de retornar para o juiz e pedir o estudo detalhado sobre o percentual de descontos, para saber o impacto financeiro disso.
A Direção do Sindicato apresentou a proposta de tirar uma comissão para analisar o caso e apresentar amanhã (1º de agosto) ao juiz, o pedido de detalhamento dos descontos. A posposta foi aceita pelos presentes.
Por conta da extensa lista e complexidade dos assuntos tratados no encontro, uma nova assembleia já tem data e local definidos: dia 21 de agosto, às 9h, na Escola de Arquitetura. Entre os temas a serem tratados está o processo das 30 horas.
A assembleia contou com a presença da professora licenciada da Escola de Enfermagem da UFBA, a vereadora Aladilce Souza, e da técnica-administrativa licenciada da UFBA, deputada federal e candidata a reeleição Alice Portugal, que parabenizou a conquista do Sindicato pelo pagamento dos 28,86%. “É uma grande vitória e mostra a competência dessa diretoria em conquistar essa tutela antecipada. Fico muito feliz por mais essa vitória”.






