UFBA e mais 12 universidades brasileiras participam de projeto que oferece produtos de fabricação rápida contra a Covid-19

A Universidade Federal da Bahia (UFBA) integra o projeto Fasten Vita, que já desenvolveu diversos produtos de rápida fabricação, como Protetores faciais (face shields), máscara de ventilação não invasiva, cabines de desinfecção de máscaras N95 por radiação ultravioleta (UV) e o reanimador automatizado Vita Pneu.  O projeto denominado “Números que eu Salvo” reúne pesquisadores da UFBA e mais 12 universidades do Brasil.

A iniciativa já conta com diversos produtos, fruto de uma logística que preza a fabricação rápida e descentralizada, com material de fácil acesso e que não requerem treinamento complexo de pessoal. A UFBA é responsável pelo desenvolvimento do software que gerencia as demandas regionais e as direciona para os polos de produção mais próximos.

O software possibilita que polos mais disponíveis atendam as demandas com maior rapidez e menor custo, evitando gastos como o frete para transporte de equipamentos e materiais. O grupo da UFBA administra todo o suporte técnico do projeto, agregando elementos da indústria 4.0 e gestão da informação para atender a essas demandas.