UFOB solicita manutenção da tutoria da UFBA por mais um ano
A Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) solicitou a manutenção da tutoria da Universidade Federal da Bahia (UFBA), por mais um ano, para consolidar o processo de sua implantação no oeste baiano. O pedido foi apresentado pela reitora pro tempore da UFOB, Iracema Santos Veloso, no último dia 15/08, durante reunião do Conselho Universitário.
Decorrido o período de pouco mais de um ano após a sua criação, a UFOB apresenta os seus primeiros resultados, que revelam avanços acadêmicos e administrativos. A reitora Iracema Veloso tem trabalhado desde o início no projeto de implantação da instituição, com a abertura de concursos públicos para a contratação de professores e a adoção de políticas institucionais de ações afirmativas para os estudantes (auxílio alimentação, moradia, bolsas de iniciação científica, etc).
Em junho de 2013, a UFOB foi criada a partir de uma unidade acadêmica da UFBA, o Instituto de Ciências Ambientais e Desenvolvimento Sustentável (ICADS), localizado no município de Barreiras. Atualmente, a nova universidade tem campi nos municípios de Barra, Bom Jesus da Lapa, Luís Eduardo Magalhães, Santa Maria da Vitória e Barreiras.
Iracema Veloso destaca o investimento realizado na infraestrutura de laboratórios, na aquisição de livros, mobiliário, veículos, equipamentos de informática, áudio e vídeo e no equipamento para os auditórios da instituição. Entre os desafios para o futuro, ela destaca a necessidade da construção do restaurante universitário (a criação do projeto do prédio já está licitada) e de promover o avanço na criação de cursos de especialização lato sensu e programas de mestrado e doutorado. Atualmente a instituição já oferece um mestrado em Ciências Ambientais.
Com informações da UFBA



