Assufba Sindicato começa 2014 com força total
Assembleia participativa com mais de 300 presentes aprova Regimento e Comissão Eleitoral das Eleições da Assufba para o triênio 2014/2017
A Assufba Sindicato realizou na manhã do dia 15/01 a primeira Assembleia Geral do ano de 2014, e mais uma vez confirmou a força e o apoio da categoria na Gestão Sindicato é pra Lutar. A pauta principal da atividade foi a escolha da comissão Eleitoral e apresentação do Regimento Eleitoral das eleições da entidade sindical que elegerá nos dias 14 e 15/03 a direção da Assufba para o triênio 2014/2017.
O Regimento, que foi apresentado pelo coordenador Jurídico da Assufba, Paulo César Vaz, foi aprovado pelos mais de 300 presentes, com apenas uma abstenção. Logo em seguida foram observados os destaques feitos por associados que tiraram suas dúvidas e fizeram considerações. A coordenação geral da entidade apresentou esclarecimentos aos destaques, que foram postos em votação, havendo então a deliberação da categoria pela manutenção do texto apresentado.
“Nossa gestão é comprometida com a transparência, por isso a eleição é toda direcionada pelo Estatuto da Assufba e pelo Regimento que foi aprovado pela Assembleia Geral, estes nos esclarecem de forma minuciosa como devemos proceder. Por isso convocamos a eleição no período estabelecido pelo Estatuto ratificando nosso compromisso com a segurança jurídica e administrativa de nossa entida.”, disse o coordenador Geral da Assufba, Renato Jorge Pinto.
Urnas eletrônicas – Ainda no debate sobre o Regimento das Eleições alguns servidores levantaram a possibilidade do Sindicato solicitar ao TRE-Ba as urnas eletrônicas para realização da votação. A coordenação da Assufba apresentou sua posição favorável à proposta, porém ponderou que segundo o TRE-Ba os pedidos devem ser endereçados à Presidência do TRE-BA, quando se tratarem de entidades sediadas na capital e ao Juiz Eleitoral da respectiva zona, no caso de entidades sediadas no interior do Estado com uma antecedência mínima de 60 (sessenta) dias. Os pedidos devem ser acompanhados dos formulários Dados Gerais da Eleição e Avaliação do local de votação, assim como se houver estatuto ou regimento que trate do processo eleitoral, deverá ser anexado ao pedido.
Nesse sentido o calendário da eleição e a data de aprovação do regimento que deveria ser encaminhado estão incompatíveis com os prazos estabelecidos na resolução do TSE 22.685 de 13/12/2007.
Comissão Eleitoral– Na ocasião, a categoria também teve a oportunidade de eleger a comissão eleitoral, que aprovou por unanimidade os nomes levantados pela coordenação da Assufba, e por ampla maioria com apenas uma abstenção os indicados pela Assembleia. Ficando a comissão composta por:
Titulares: Agnaldo Nascimento Jr (DIR), Romenil Crispiniano Sena da Silva (FACOM), Anete da Silva Santana (APOS), Paulo César Dultra Abdalla (MCO), Marinalva Rodrigues Santana (MCO);
Suplentes: José Carlos Costa (CAD/PROAD), Marizete Silva do Nascimento (APOS), Leone Ricardo Santana (UFRB), Marivaldo dos Reis (PAF) e Ana Maria de Araújo Lima (ADM).
3.17%- Cálculos de todos beneficiados finalizados
Ainda Durante a Assembleia o Advogado da Assufba, Dr. Hugo Leonardo E. Correia atualizou os servidores sobre o processo dos 3,17%. Os cálculos de todos os quase 7 mil beneficiados com o processo já foram finalizados pela ASSUFBA. “Estamos com um calendário de visita às instituições e unidades- órgãos da UFBA , UFRB e da UFOB, onde vamos disponibilizar a cada servidor o valor que terá a receber a fim de democratizar as informações”, disse o coordenador geral Renato Jorge.
Quanto aos servidores não sócios, pensionistas e herdeiros, a ASSUFBA ressalta que conforme decisão da assembleia geral, “Seus processos serão tratados após a execução dos servidores sócios e é necessário que preencham procuração, que estará disponível na Coordenação Jurídica, a partir do dia 27 de janeiro de 2014.
Turnos Contínuos – Somado aos informes jurídicos, a categoria comemorou na primeira Assembleia do ano a vitória dos Turnos Contínuos. Presente na Assembleia a deputada federal (PC do B-Ba) e servidora da UFBA lotada no COM-HUPES, Alice Portugal expressou seu orgulho se congratulando com esse desfecho de uma luta que nasce com a fundação da Assufba e se consolida na continuidade e renovação da atualidade, para ela “Essa vitória confirma o protagonismo da Assufba e sua história de aguerrimento na condução desse pleito justo e vital para a valorização dos trabalhadores. Assim teremos ampliação com qualidade no atendimento e maior possibilidade de Capacitação e Qualificação de nossa categoria.”
Fonte: Ascom Assufba Sindicato
Fotos: Foco Filmes






