Assufba comemora conquistas na Lavagem do Bonfim

Categoria na Lavagem do Bonfim saindo da Conceição da Praia durante o cortejo. Foto: Eduardo Paranhos
Como manda a tradição que diz que quem tem fé vai a pé, mais uma vez, a ASSUFBA Sindicato marcou presença com muita força e luta na Lavagem do Bonfim de 2014. Os servidores da UFBA, UFRB e UFOB, fizeram parte do cortejo que teve inicio às 8h da manhã com a concentração na Conceição da Praia.
Da Conceição da Praia, a categoria seguiu pelas ruas do Comércio com destino à Colina Sagrada. A atividade, a primeira de 2014, teve um gosto especial – a comemoração pela Vitória dos Turnos Contínuos, no final do ano passado – uma luta de mais de 30 anos.
“Estamos marcando mais uma vez a nossa presença nesta manifestação popular e religiosa que teve inicio em 1754, com o apoio da nossa categoria, no primeiro evento depois da conquista dos Turnos Contínuos na Universidade. E que a categoria continue nos incentivando sempre como vem fazendo em torno de novas lutas”, ressalta o coordenador Jurídico da ASSUFBA e coordenador de Aposentados da Fasubra, Paulo César Vaz.
“São 33 anos de lutas e de conquistas, e não poderíamos deixar de marcar isso aqui na Lavagem do Bonfim, que já é uma tradição para baianos, partidos políticos, sindicatos e da nossa categoria que mostra aqui suas demandas e agenda de lutas para o ano que começa”, diz Cássia Virginia B. Maciel, coordenadora de Comunicação da ASSUFBA.
Com faixas, cartazes e pirulitos, os trabalhadores levaram as reivindicações da categoria à população, com direito a banda de fanfarra e muita animação. Em nenhum momento, a caminhada de cerca de oito quilômetros até a Colina Sagrada desanimou a categoria que seguia firme, como o servidor da Escola Politécnica da UFBA, Osanar Silva, que destacou a importância da união dos servidores para garantir novas lutas.
Servidora licenciada da UFBA, a deputada federal Alice Portugal (PCdoB – BA) marcou presença no tradicional Cortejo do Bonfim e salientou que a ASSUFBA tem a sua maturidade política comprovada com mais essa vitória expressiva, que é a dos Turnos Contínuos e que a categoria e entidade têm muito a comemorar com esse feito histórico. “Vamos seguir agora nas batalhas judiciais, como os lotes dos 3,17% e demais conquistas. Esse é o perfil desse combativo sindicato”.
Fonte: Ascom ASSUFBA Sindicato



