Assufba participa da Semana de Enfermagem do Complexo Hupes

Na manhã da última segunda-feira (11/05), a Assufba esteve presente na abertura da Semana de Enfermagem do Complexo Hupes, que ocorre até 15 de maio, no Anfiteatro do hospital, com temas centrais direcionados para profissionais e estudantes de enfermagem.

Durante a solenidade, representantes da área de enfermagem abordaram as dificuldades e a importância que a profissão tem na sociedade, mesmo com os problemas que o campo tem apresentado, como a lei da terceirização e seus impactos na jornada do trabalhador.

O coordenador geral da Assufba, Renato Jorge, afirmou que “os desafios são muitos, mas a Semana de Enfermagem é de extrema importância para nossa categoria”. Ele ressaltou ainda que ‘‘é muito importante defendermos o SUS como assistência, mas não tem como lutar por algo, se não tem condições mínima do funcionamento do hospital. Agora não pode existir divisões e sim união.”

A chefe de divisão de enfermagem do Complexo Hupes, Juliana Brasil, salientou a perspectiva de trazer mais qualificações dos profissionais com moralidade e organização durante a semana de atividades no hospital, já que o momento é de união e luta. Ela disse que “não existe assistência à saúde sem a enfermagem.’’

O coordenador de Assuntos Jurídicos da Assufba, Paulo Vaz, diz que “a I Jornada de Enfermagem serve para organizar a categoria na área de saúde e, principalmente, quebrar esse tabu que hoje se encontra entre as enfermagens do quadro, da terceirizada, da Ebserh e da Fapex. Eu acredito que a nossa categoria está dando um grande passo para uma visão mais ampla do papel da enfermagem na sociedade.”