Atraso de Bolsonaro na vacinação causou morte de 47 mil idosos no começo de 2021

Corrupção, fome, miséria, estímulo à violência e ao ódio: o governo de Jair Bolsonaro foi criminoso em diversos aspectos, mas nada foi mais grave do que negligenciar o combate à Covid-19.
Como demonstra um estudo publicado na renomada revista científica Lancet Regional Health Americas, o atraso proposital na compra de vacinas por parte de Bolsonaro ocasionou a morte de ao menos 47 mil idosos no Brasil no início de 2021.
Ajudando a espalhar o vírus em vez de combatê-lo, Bolsonaro ignorou dezenas de propostas da Pfizer e de outros fornecedores de imunizantes, e também sabotou a produção e a distribuição da Coronavac por parte do Instituto Butantan. Além disso, ele promoveu aglomerações de apoiadores sem vacina, desincentivou o uso de máscaras e o isolamento social, e ainda fez propaganda de remédios ineficazes.
No total, 400 mil mortes poderiam ter sido evitadas se o Brasil tivesse ficado na média mundial. As vidas perdidas não voltarão mas, pelo menos, os brasileiros esperam que Bolsonaro seja responsabilizado pelos seus crimes na pandemia.



