Universidade Federal da Bahia é classificada como a melhor universidade do Nordeste no Ranking Acadêmico das Universidades do Mundo (ARWU)

A Universidade Federal da Bahia conquistou uma importante marca ao ser classificada como a melhor universidade do Nordeste no Ranking Acadêmico de Universidades do Mundo (ARWU) 2025, também conhecido como Ranking de Xangai (Shanghai). O resultado foi surpreendente, sendo que, em 2023, a instituição havia registrado uma queda expressiva, ficando fora das 20 melhores do país. Dois anos depois, voltou a ser liderança regional, consolidando a sua relevância no cenário acadêmico da região e do Brasil.

Em 2022, a UFBA ocupava a 18º colocação e era a 3ª melhor do Nordeste. Em 2024, ficou no 14º lugar, posição que manteve em 2025, agora no topo entre as universidades nordestinas.

Neste ano, o Brasil foi representado por 21 instituições no ranking mundial. Entre elas, três ficaram entre as 500 melhores do mundo: a Universidade de São Paulo (USP) que segue na liderança nacional, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

No Nordeste, além da UFBA, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Universidade Federal do Ceará (UFC) aparecem em colocações de destaques por diversos anos consecutivos.

Criado em 2003, o ARWU avalia mais de 2.500 instituições de ensino superior em todo o mundo, publicando anualmente a lista das mil melhores. Os critérios incluem indicadores objetivos de desempenho acadêmico e científico.

Esse resultado da Universidade Federal da Bahia reflete o trabalho coletivo dos(as) técnico-Administrativos(as), docentes, discentes e toda comunidade acadêmica, pilares fundamentais da universidade. Confira o ranking completo no site: https://www.shanghairanking.com/rankings/arwu/2025