ASSUFBA PARTICIPA DA ABERTURA DO CONGRESSO DA UFBA 2025

A tarde desta segunda-feira (01/09) marcou o início das atividades do Congresso da Universidade Federal da Bahia que, neste ano, traz como tema “Imaginar Futuros: Desafios da Emergência Climática”. O evento também simboliza a retomada do segundo semestre letivo da instituição.
A cerimônia iniciática aconteceu no Salão Nobre da Reitoria da UFBA e contou com a Conferência Inaugural proferida pelo Professor Dr. Ricardo Galvão, Presidente do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e Docente do Instituto de Física da USP (Universidade de São Paulo). Ele destacou os impactos da crise climática e apontou caminhos possíveis para o enfrentamento no cenário global.
Na mesa de abertura, a ASSUFBA Sindicato foi representada pelo Coordenador de Comunicação, Antônio Bomfim, ao lado do Reitor Paulo Miguez, do Vice-reitor Penildon Filho, da Presidenta da APUB, Raquel Nery, e do Pró-Reitor de Extensão Universitária, Guilherme Bertissolo.
“Imaginemos um dia em que as universidades sejam cada vez mais a casa dos filhos do povo, construindo e imaginando futuros e desafios da emergência climática em favor da sociedade”, afirmou Antonio Bomfim. Ele também destacou que os(as) Técnico(a)-Administrativos(as) em Educação estão vivenciando dias difíceis. No ano passado a categoria fez uma brava greve de 113 dias, em defesa da universidade pública e tudo que ela representa e, neste momento, o Acordo de Greve Nº 11/2024 firmado corre um grave risco de não ser efetivado na sua totalidade. Parabenizando a Escola de Música, Madrigal e Orquestra Sinfônica da UFBA pela bela apresentação. Viva a Universidade Pública Brasileira!
O Reitor Paulo Miguez saudou a comunidade acadêmica e ressaltou a presença de autoridades municipais, estaduais e federais. Com entusiasmo, declarou aberta a 10ª edição do Congresso da UFBA.
A abertura contou ainda com a participação cultural da Escola de Teatro da UFBA, com apresentação de Aguinaldo Roberto, Mestre por Notório Saber da UFBA. Brincador experiente de Cavalo Marinho e de Maracatu de Baque Solto, expressões tradicionais da Zona da Mata Norte de Pernambuco.
PARTICIPE
SINDICATO É PRA LUTAR!



