Após cortes do governo, universidades federais não conseguem pagar as contas

Após um bloqueio de mais de R$340 milhões assinado por Bolsonaro, universidades federais por todo o país estão sem dinheiro para pagar contas básicas como água, luz, serviços terceirizados de limpeza e segurança, além de faltarem recursos também para as bolsas e auxílios estudantis.

O bloqueio acontece em um período delicado para as universidades, que já vinham enfrentando dificuldades para realizar pagamentos desde o ano passado, quando em junho de 2021 o governo também efetuou um corte ainda maior, retirando mais de R$430 milhões do orçamento.

A UFABC (Universidade Federal do ABC) em São Paulo afirmou em nota que, devido as medidas tomadas pelo governo federal em relação às demandas financeiras das universidades federais, não consegue mais arcar com as despesas mensais de bolsas para docentes e serviços na instituição.

A UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Unifesp (Universidade Federal do Estado de São Paulo), UnB (Universidade  de Brasília) e outras instituições também emitiram comunicados informando publicamente que não vão conseguir quitar as contas do mês de dezembro com o bloqueio imposto por Bolsonaro.