Assembleia da UFSB aprova delegação à Plenária Nacional da FASUBRA e faz encaminhamentos para a eleição da representação dos(as) TAE no Consuni

A Assembleia Geral Virtual da UFSB aconteceu nesta quarta-feira (04/06). Na ocasião, os(as) Técnico(a)-Administrativos(as) em Educação aprovaram por unanimidade os nomes de Maristela Aragão (titular) e Edinelvan Lima (suplente) para compor a delegação da Plenária Nacional da FASUBRA, que acontece de 13 a 15 de junho, em Brasília (DF).

O Coordenador Geral da ASSUFBA, Edinelvan Lima, explicou que temas como o RSC serão tratados na plenária. Para ele, o Reconhecimento de Saberes e Competências precisa ser isonômico para todos os níveis de classificação.

A Coordenadora do Sindicato, Adelmária Ione, informou que serão aprovados os critérios de pontuação estabelecidos de acordo com o levantamento de informações sobre o RSC-TAE, organizado pela FASUBRA. Ela explicou que apenas 11 mil servidores(as) de institutos e universidades federais participaram.  

Os pontos pendentes do Acordo de Greve nº 11/2024 foram mencionados pelo Coordenador Geral da ASSUFBA, Renato Jorge, reafirmando a necessidade de engajamento. Foi a luta que garantiu avanços, como na estrutura da carreira. Ele informou sobre a próxima MNNP (Mesa Nacional de Negociação Permanente), no dia 12 de junho. Na pauta, o auxílio-nutrição para aposentados(as) e pensionistas e a isonomia dos benefícios dos auxílios entre os três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário).

A conjuntura política difícil, com um Congresso Nacional desalinhado com os interesses dos trabalhadores, foi colocada como desafio para a categoria por Edinelvan Lima. A luta e o estado de alerta são permanentes, sobretudo por conta do retorno do projeto da Reforma Administrativa, que ameaça o serviço público.

TAE no Consuni
A Coordenação da ASSUFBA fez a leitura da minuta do Edital Simplificado da Eleição de Representantes dos(as) TAE e suplentes no Consuni e do Termo de Compromisso e abriu espaço para colaboração democrática dos(as) servidores(as). É um espaço importante que precisa ser ocupado com urgência para fortalecer o debate sobre assuntos que dizem respeito ao cotidiano da categoria na UFSB.

Os(as) servidores(as) aprovaram, por unanimidade, que a ASSUFBA, por meio dos coordenadores representantes da categoria na UFSB (Edinelvan Lima e Maristela Aragão), conduza o processo eleitoral, além da minuta do Edital Simplificado para a Escolha dos Representantes TAE no Conselho Universitário.

PARTICIPE
SINDICATO É PRA LUTAR!