ASSUFBA promove bate-papo com os(as) TAE da UFSB

A ASSUFBA realizou na manhã desta quinta-feira (22/05) um bate-papo com os(as) servidores(as) Técnico(a)-Administrativos(as) em Educação, coordenado por Edinelvan Lima e Maristela Aragão, para discutir sobre demandas internas da categoria. Foram abordados assuntos como a representação dos(as) TAE no Conselho Universitário (Consuni), eleições para reitor(a) da UFSB, atuação da Comissão Interna de Supervisão da Carreira (CIS), e a participação dos(as) técnicos(as) em projetos de extensão.

Um dos pontos debatidos foi a possível reestruturação administrativa que vincularia os(as) técnicos(as) de laboratório aos decanatos. A proposta, ainda não oficializada, gerou preocupação entre os(as) servidores(as) pela possibilidade de conflitos na relação entre chefias e técnicos. O Coordenador Geral da ASSUFBA, Edinelvan Lima, informou que será marcada uma reunião específica com os(as) técnicos(as) de laboratório e representantes da coordenação dos campi, para discutir o assunto e levar o posicionamento da categoria à Reitoria.

Uma servidora desabafou sobre casos de assédio que sofreu no passado, inclusive dentro da universidade. Ela destacou situações em que docentes praticaram assédio contra técnicos(as) e reforçou a importância de combater essas desigualdades. Também defendeu a necessidade de mapear continuamente o que está acontecendo dentro da categoria em relação ao assédio moral, que tem adoecido muitos trabalhadores e trabalhadoras.

Também foi levantada a sugestão de um servidor que estava presente no bate-papo sobre a importância de fortalecer a saúde social dos(as) servidores(as). Uma proposta de encontros presenciais, apelidada de “Sofá Virtual”, foi apresentada como forma de promover convivência e apoio entre colegas. A ideia é criar um espaço seguro de interação.

Além disto, foi solicitado que a discussão sobre a escolha dos(as) representantes técnicos(as) no Consuni seja realizada a partir de edital simplificado, visando dar celeridade e preencher o vácuo deixado. Outros temas como a estrutura das eleições para o reitorado e a resolução dos projetos de extensão e pesquisa também serão aprofundados nas futuras assembleias.

PARTICIPE
SINDICATO É PRA LUTAR!