ASSUFBA Sindicato cobra melhores condições de trabalho na Maternidade Climério de Oliveira

A coordenação da ASSUFBA Sindicato foi convocada nesta quinta-feira (10/02) pelas servidoras Técnicas da Maternidade Climério de Oliveira (MCO), para tratar de problemas que vêm afetando o trabalho no ambulatório da MCO. Lideradas pela Coordenadora de Políticas de Saúde do Trabalhador e membro da Seção Sindical local, Radinei Nascimento, foi acompanhada pelas colegas Raidalva Silva, Emília Casqueiro e Juciara de Jesus juntamente com o Coordenador de Comunicação, Antônio Bomfim em busca de soluções.

Radinei ouviu as preocupações da categoria, que expôs os problemas que estão enfrentando todos os dias no funcionamento do ambulatório e que dizem respeito à infraestrutura dos locais e condições de trabalho que compromete a qualidade do atendimento. Assim como, dialogaram e ouviram as chefias da Divisão do Cuidado, Gerência Administrativa e Infraestrutura.
De acordo com Radinei, após a escuta cuidadosa, aconteceu uma conversa com a Superintendente Sinaide Coelho e a Gerente de Atenção a Saúde Dra. Roberta Vieira . O principal pedido dos trabalhadores é que a solução imediata já pudesse ser implementada nesta sexta-feira (11/02), visto que os problemas vem ocorrendo há algum tempo e a criação de uma Comissão envolvendo a participação dos trabalhadores, gestão e representação do Sindicato facilitará os processos decisórios com resultados mais eficientes.

Na conversa, as servidoras se queixaram da falta de informação entre a superintendência e os trabalhadores, e que na maioria das vezes as intervenções implantadas nos locais de trabalho (a exemplo do ambulatório) não foram informadas com antecedência à categoria o que chegou provocando ruídos.

O coordenador de Comunicação, Antonio Bomfim, representante do CONSUNI e membro do Comitê de Acompanhamento das Atividades Presenciais do Semestre 2022.1, informou que a presença das trabalhadoras não era no sentido de confrontar e sim garantir aquilo que foi aprovado e acordado nas RESOLUÇÕES do CONSUNI e enfatizou que a universidade neste momento não pode ser o local de adoecimento dos nossos trabalhadores.

A superintendente apresentou um panorama das melhorias que estão em andamento na maternidade explicando que os processos demandam tempo, já que necessitam de licitações para que as empresas contratadas façam as mudanças. Um mapeamento das condições das salas já foi feito pela gestão, que vai implementar a curto prazo um plano de remanejamento e uso de salas, para melhorar as condições de trabalho em geral.

A reunião ocorreu de forma tranquila, resolutiva e uma série de encaminhamentos foram retirados. A pedido da ASSUFBA e da categoria presente, a superintendente informou que dará uma acelerada nas tratativas levantadas e outras demandas que já foram conversadas e estão em andamento. O Sindicato seguirá no acompanhamento para garantir que as mesmas sejam cumpridas, assegurando uma melhor condição de trabalho à categoria indistintamente. O servidor unido jamais será vencido!