Forró pelo cumprimento do Acordo de Greve anima a ASSUFBA e a categoria

A Assembleia da ASSUFBA com o Forró pelo cumprimento do Acordo de Greve, nesta quarta-feira (18/06), foi um verdadeiro sucesso. A sede do Sindicato estava toda enfeitada já no clima de São João. A alegria e as camisas quadriculadas estavam estampadas nos(as) associados(as), assim como a disposição para continuar lutando.
Antes da parte festiva, foram dados informes pela Coordenadora da FASUBRA e da ASSUFBA, Lucimara da Cruz, sobre a luta pela efetivação integral do Acordo de Greve, que completa um ano de assinado no dia 26 de junho, mas ainda têm pontos descumpridos, como a racionalização dos cargos, o reposicionamento dos(as) aposentados(as) e a jornada de 30h. Ela também falou do retorno do projeto da Reforma Administrativa, capitaneado pela extrema direita, que requer resistência.
Delegada na última Plenária Nacional da FASUBRA, ocorrida semana passada, a Coordenadora do Sindicato, Adelmária Ione, informou que foi mantida a decisão pelo Estado de Greve para cobrar o cumprimento do acordo e ampliar as ações contra a Reforma Administrativa. Ela considera a proposta uma deformação do Estado brasileiro.
A Coordenadora da ASSUFBA, Virgínia Valadão, também delegada, reforçou que é preciso ampliar o debate em âmbito nacional sobre a racionalização dos cargos, importante bandeira que vai corrigir as distorções históricas em relação às(aos) auxiliares de enfermagem.
Para o Coordenador Geral da ASSUFBA, Renato Jorge, outro assunto que precisa de atenção do governo é o auxílio-nutrição para aposentados(as) e pensionistas e a isonomia dos benefícios dos auxílios entre os três poderes.
Boas novas na Justiça
O dia realmente foi de muitas comemorações. A Coordenadora Geral da entidade, Nadja Rabello, com muita alegria, leu os nomes dos(as) novos(as) contemplados(as) pela migração de oito lotes do Processo dos 3.17%. O Sindicato vai reunir os(as) beneficiários para dar informações complementares. A data será divulgada em breve.
Sobre a Hora Extra Incorporada, a ASSUFBA acabou de tomar conhecimento do acórdão relativo ao julgamento favorável ao Sindicato. A Desembargadora Relatora Candice Lavocat Galvão Jobim reafirmou que a parcela não deveria ter sido excluída. O documento foi lido em assembleia. Agora o objetivo da entidade é que o advogado da ação, Dr. Ivan Brandi, participe da próxima assembleia para informar sobre os próximos passados do processo.
O advogado da ASSUFBA, Dr. Hugo Leonardo, informou que, sobre os 28.86%, já foram executados os lotes com as superioridades, idosos acima de 80 anos, com valores a receber em precatórios (superiores a 60 salários mínimos). Agora serão executados os demais lotes, que devem contemplar cerca de 2.500 pessoas. Também está pendente o despacho sobre os cálculos apresentados pela AGU (Advocacia-Geral da União), que contemplaram apenas até 1998, quando na verdade, deveriam ser até 2001.
Em relação à URP, o Sindicato solicitou o cálculo apresentado pelo calculista da Justiça, de pouco mais de R$ 700 milhões, mas foi julgado improcedente. A ASSUFBA então solicitou para que fosse aberta a conciliação com a AGU para a execução. Dr. Hugo Leonardo também atualizou os(as) presentes sobre os lotes referentes ao processo de 30h.
Minuto de silêncio
Foi realizado um minuto de silêncio pelo falecimento do presidente da FETAG-BA (Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado da Bahia), ocorrido nesta terça-feira (17/06). A ASSUFBA presta condolências aos familiares e amigos do sindicalista, um militante classista incansável e destacado.
Ao final, a categoria curtiu um agitado forró, com direito a almoço e comidas típicas juninas. Pamonha, canjica, amendoim, bolos, milho e muito mais fizeram parte do pontapé inicial do São João da ASSUFBA.
PARTICIPE
SINDICATO É PRA LUTAR!